Saiba proteger seus pets do som da queima de fogos

31 dezembro 2021 às 09h07

COMPARTILHAR
O Réveillon é uma época de estresse para os donos de animais de estimação, mas estas dicas podem ajudá-lo a atravessar o momento com tranquilidade

Com a chegada do Réveillon, vem também o estresse para os pets. O espetáculo da queima de fogos de artifício é uma tradição bonita para os olhos e ouvidos humanos, mas assusta os animais que possuem audição muito mais aguçada do que a nossa, como os cães e os gatos. Mas existem algumas dicas para os tutores protegerem os seus animais de estimação.
O primeiro conselho dado pela equipe do Blog da Petz é jamais deixar seu animal sozinho durante a queima dos fogos, pois a sensação de perigo pode fazer com que eles tentem fugir de suas casas ou apartamento e se machuquem no processo. Além disso, o som dos fogos é um potencial gatilho para convulsões e epilepsia – condições para as quais é importante ter o dono por perto.
Fechar janelas, portas e cortinas ajuda a abafar o som e criar um ambiente seguro para os pets. Transmitir calma e carinho durante a sessão de fogos é capaz de acalmar os animais. Caso o animal seja particularmente nervoso ou de saúde frágil, é importante que o dono consulte um veterinário para que o profissional possa avaliar a necessidade de medicamentos calmantes para a ocasião.
Por último, é possível acostumar os pets a barulhos muito altos. Com auxílio de caixas de som, o tutor pode associar barulhos desagradáveis a petiscos e outros reforçadores positivos. A técnica de condicionamento pode ser vista como um treinamento, aumentando gradativamente o volume do barulho da caixa de som conforme o animal se acostuma com barulhos altos.