Goiás registra chuva de granizo neste sábado; vídeo

16 setembro 2023 às 18h09

COMPARTILHAR
Choveu granizo na tarde deste sábado, 16, em Iporá, Região Oeste de Goiás. Na região sul, em municípios como Rio Verde e Caldas Novas, também houveram chuvas isoladas. Enquanto isso, as regiões Norte e Leste registraram predomínio de sol e ausência de chuvas. Para este domingo, 17, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas intensas e baixa umidade.
Segundo o Inmet, as chuvas teriam início na tarde de sábado e seguiriam até à tarde do domingo. O Instituto previu o volume de até 50 mm/dia nas chuvas e ventos intensos, podendo chegar até 60 km/h. O Centro e Leste Goiano serão mais afetados pela chuva, em municípios como Abadia de Goiás, Abadiânia, Adelândia, entre outros.
Já o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) disse que o potencial de perigo existe, mas vai ser reduzido. “No sábado temos a possibilidade de chuvas fortes, tem duas imagens de satélite onde a gente observa a combinação do calor com umidade gerando núcleos de chuva. Amanhã a possibilidade já reduz bastante, porque essa umidade ela vai reduzindo então ficamos mais com a parte do calor mesmo”, explicou André Amorim, gerente do Cimehgo.

Na capital, a previsão para domingo é de variação de nebulosidade, predomínio do sol com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas. A temperatura máxima pode chegar até os 32ºC e a umidade relativa do ar variando entre 35% a 80%.
Há a previsão de chuvas no domingo, 17, para municípios como Catalão, Ipameri, Davinópolis, Santa Helena de Goiás, Cristalina, entre outros.
Risco de Incêndio
Com a umidade baixa, o Índice de risco de incêndio é alto em algumas regiões do Estado de Goiás. Segundo o Cimehgo, o objetivo dos alertas é demonstrar as regiões mais críticas e favoráveis
ao desenvolvimento de queimadas, associadas aos fatores climáticos. Neste período, a maioria das queimadas são provocadas e o Centro de Informações pede consciência da população.

A situação fez o governo estadual decretar situação de emergência ambiental. O decreto foi publicado nesta quarta-feira, 6 e, durante os 90 dias de vigência, fica proibido o uso de fogo em vegetação. Dados Cimehgo mostram que no mês de agosto, de 2021 a 2023, houve queda de 53,7% em focos de incêndio de grandes proporções. Já em setembro, nos dois últimos anos, a redução foi de 56,3%. Neste ano, até o momento, foram registrados 80 no mês.