Filhos de casais gêmeos nascem idênticos. Confira as fotos

19 fevereiro 2022 às 11h30

COMPARTILHAR
As gêmeas Brittany e Briana se casaram com os gêmeos Josh e Jeremy e seus dois filhos nasceram idênticos

Parece coisa de cinema e de literatura de ficção científica. Porém é a mais pura realidade, o que prova que a vida, digamos assim, às vezes imita a arte, o fantástico, o realismo mágico. As irmãs gêmeas Brittany e Briana, dos Estados Unidos, se apaixonaram e se casaram com dois irmãos gêmeos, Josh e Jeremy Salyers. Os dois casais tiveram filhos (Jett e Jax) e, surpresa, os meninos são “idênticos”, como se fossem irmãos gêmeos.

Felizes da vida, Brittany e Briana dizem que Jett e Jax são “primos, irmãos genéticos e gêmeos quaternários”. Porém, a geneticista Dafne Horovitz, da Fiocruz, afirma que os garotos não são, a rigor, gêmeos. “A expressão ‘gêmeos’ está absolutamente errada, já que os meninos não fizeram parte da mesma gestação. As crianças são dois bebês independentes, mas funciona como se eles fossem filhos do mesmo casal, já que seus pais são idênticos geneticamente. Eles vão ter semelhanças tanto quanto [se fossem] irmãos”, sustenta a coordenadora clínica do Centro de Genética Médica do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescentes Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

Dafne Horovitz frisa que a terminologia “quaternários” deriva do fato de as crianças “teriam sido geradas por dois casais gêmeos monozigóticos — que são aqueles que nascem idênticos —, mas que o termo se refere aos casais, e não aos bebês”.
Em suma, Jett e Jax, os dois nomes começam com a letra “j”, não são gêmeos. Mas certamente serão criados pelas duas irmãs e pelos dois irmãos como se fossem gêmeos — o que, na prática, para além do que afirma a ciência, os transformará, de alguma maneira, em gêmeos.