A filha de Iris Rezende, Ana Paula Rezende, publicou em sua conta no Instagram uma foto que relembra a criação da Vila Mutirão, há 40 anos. Na legenda, ela descreveu como “maior mutirão do mundo” ação que levantou mil casas em um dia.

“Há exatos 40 anos, o então governador de Goiás, Iris Rezende, realizava aquele que ficou conhecido como o maior mutirão humano do mundo”, postou.

“Iris convocou e cerca de 20 mil pessoas se apresentaram para construir mil casas em um único dia. Nascia em 16/10/83 a Vila Mutirão, hoje um próspero bairro da região Noroeste de Goiânia”, completou.

Veja a postagem aqui.

Mil casas em um dia

A primeira versão do Programa Mutirão da Moradia do primeiro mandato do então governador Iris Rezende (MDB) foi aprovada em agosto de 1983, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em dois turnos.

A Lei instituía, sob a gerência da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codeg), o Programa Mutirão da Moradia, com a finalidade de atender às parcelas da população não beneficiárias dos programas do Sistema Financeiro da Habitação.

Para isso, a Codeg ganhava o direito de adquirir terrenos, por doação ou compra, e promover seu parcelamento e urbanização, “bem como materiais de construção e contratação de serviços e fabricação de peças e materiais construtivos”.

O pontapé inicial do programa, que ficaria famoso nacionalmente, ocorreu no dia da construção de mil casas, o que se convencionou como “um dia”, em 16 de outubro de 1983, na Vila Mutirão, em Goiânia.

Foram construídas mil casas com peças pré-moldadas de concreto, que, posteriormente, foram doadas à população carente. Outros projetos similares foram replicados mais tarde em Goiânia em cidades do interior.

Leia também: