Fieg discute acordo comercial dos EUA e China durante primeira reunião de 2020
21 fevereiro 2020 às 10h39
COMPARTILHAR
Conselho Temático de Comércio Exterior da entidade aproveitou ainda para apresentar planejamento de ações para este ano. Reunião contou com a presença de representantes do governo estadual, empresas, entidades e instituições de fomento e comércio internacional
Liderado pelo empresário Emílio Bittar, o Conselho Temático de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o CTComex, realizou o primeiro encontro do colegiado em 2020. A reunião, realizada no edifício Pedro Alves, contou com a participação de 28 representantes de empresas, do governo estadual, de entidades empresariais e de instituições de fomento e apoio ao comércio internacional.
No encontro, foram discutidos os principais aspectos do acordo comercial Estados Unidos e China, que tem como ponto central a promessa chinesa de comprar mais US$ 200 bilhões em produtos ao longo de dois anos para reduzir o déficit comercial bilateral dos EUA. O acordo prevê ainda compromissos nas áreas estratégicas de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, serviços financeiros, mercado de câmbio e agricultura.
Presente na reunião, o superintendente de Negócios Internacionais da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, Cidades, Infraestrutura e Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Edival Lourenço de Oliveira Júnior, listou a possibilidade do aumento de investimentos para destinos como o Brasil com um dos possíveis pontos positivos que o acordo pode desdobrar para a economia nacional. Entretanto, Edival alerta que o acordo traz risco às exportações de soja e carne do Brasil, principalmente com a possibilidade dos EUA retomarem a exportação de carnes gourmet para o mercado chinês.
Durante a reunião, também foram abordados os principais projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional com impacto no setor produtivo e que serão incluídos na Agenda Legislativa da Indústria em 2020 e apresentado o planejamento dos trabalhos que serão desenvolvidos pelo CTComex neste ano, incluindo a realização da oitava edição do Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE).