Fieg discute acordo comercial dos EUA e China durante primeira reunião de 2020

Conselho Temático de Comércio Exterior da entidade aproveitou ainda para apresentar planejamento de ações para este ano. Reunião contou com a presença de representantes do governo estadual, empresas, entidades e instituições de fomento e comércio internacional

Foto: Reprodução

Liderado pelo empresário Emílio Bittar, o Conselho Temático de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), o CTComex, realizou o primeiro encontro do colegiado em 2020. A reunião, realizada no edifício Pedro Alves, contou com a participação de 28 representantes de empresas, do governo estadual, de entidades empresariais e de instituições de fomento e apoio ao comércio internacional.

No encontro, foram discutidos os principais aspectos do acordo comercial Estados Unidos e China, que tem como ponto central a promessa chinesa de comprar mais US$ 200 bilhões em produtos ao longo de dois anos para reduzir o déficit comercial bilateral dos EUA. O acordo prevê ainda compromissos nas áreas estratégicas de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, serviços financeiros, mercado de câmbio e agricultura.

Presente na reunião, o superintendente de Negócios Internacionais da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, Cidades, Infraestrutura e Comércio Exterior da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Edival Lourenço de Oliveira Júnior, listou a possibilidade do aumento de investimentos para destinos como o Brasil com um dos possíveis pontos positivos que o acordo pode desdobrar para a economia nacional. Entretanto, Edival alerta que o acordo traz risco às exportações de soja e carne do Brasil, principalmente com a possibilidade dos EUA retomarem a exportação de carnes gourmet para o mercado chinês.

Durante a reunião, também foram abordados os principais projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional com impacto no setor produtivo e que serão incluídos na Agenda Legislativa da Indústria em 2020 e apresentado o planejamento dos trabalhos que serão desenvolvidos pelo CTComex neste ano, incluindo a realização da oitava edição do Encontro Internacional de Comércio Exterior (EICE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.