FICA é antecipado e será realizado de 16 a 21 de agosto

Associação de Bares e Restaurantes pediu mudança na data para que não coincidisse com Encontro de Motociclistas na cidade de Goiás

Foto: Seduce

Secretária ressaltou, em coletiva, intuito de valorizar cultura goiana no festival | Foto: Seduce

Atendendo à reivindicação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que lembrou que, durante a semana do dia 23 ocorre, na cidade de Goiás, o tradicional Encontro de Motociclistas, a Secretaria de Educação e Cultura (Seduce) decidiu antecipar em uma semana o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Agora, o Fica será realizado de 16 a 21 de agosto.

Esta, que é 18ª edição do festival, tem como tema a sustentabilidade do cerrado. Como em 2015, os costumeiros shows nacionais que atraiam muita gente à cidade de Goiás não serão mais realizados. Com a proposta de retomar o foco nas produções audiovisuais e na valorização da cultura do Estado, a Seduce decidiu que as apresentações musicais serão somente de artistas goianos.

A programação musical terá 14 shows, 10 de música popular e quatro de música clássica. Um dos destaques é a participação da Orquestra Filarmônica de Goiás. Na coletiva de imprensa que anunciou o adiantamento, a secretária Raquel Teixeira ressaltou ainda que a cultura goiana estará presente até na identidade visual do evento, feita pelo artista Rodrigo Godá. Ela também adiantou que, nos próximos anos, a ideia será mantida: Pitágoras fará a arte de 2017 e Marcelo Solá, a de 2018.

Em 2016, o Fica teve inscrição de 356 filmes. Na mostra competitiva, serão 22 produções com temática ambiental, 12 estrangeiros e 10 brasileiros, quatro deles goianos. Entre os estrangeiros, foram selecionados filmes da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México. Além da programação tradicional, o Fica também pensou em filmes para o público infantil. Serão, no total, 12 curtas de animação exibidos na chamada Fica Animado.

Apesar de o Fica ser tradicionalmente realizado em junho, a Seduce resolveu mudar a data por causa do Campeonato Mundial de Futsal Universitário, que será realizado em Goiânia entre os dias 3 e 10 de julho e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, de 5 a 21 de agosto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.