Fica 2020 será digital e vai homenagear jornalista Washington Novaes

Secretário de Cultura de Goiás, Adriano Baldy, garantiu novas formas de levar empreendedorismo e alavancar o turismo na Cidade de Goiás, que tem o festival como uma das principais datas do calendário

Secretário de Cultura de Goiás, Adriano Baldy, falou sobre Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) durante coletiva. Foto: Reprodução.

Durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, 28, o secretário de Cultura de Goiás, Adriano Baldy, explicou sobre o calendário, programação e prêmios da 21ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que ocorrerá entre os dias 16 e 21 de novembro. Em razão da pandemia de Covid-19, o festival de 2020 será promovido de modo digital, porém, sem comprometer a estrutura já consolidada, como oficinas e mostras audiovisuais.

As inscrições vão até o dia 27 de setembro, e podem ser feitas pelo site oficial do festival: www.fica.go.gov.br. A lista de selecionados deve ser publicada no mesmo endereço eletrônico até o dia 12 de outubro próximo. No entanto, o prazo pode ser prorrogado, a critério da organização do festival.

O secretário lembrou que antes mesmo da pandemia atingir o Estado de Goiás, o governador Ronaldo Caiado já havia liberado os recursos para a realização do festival, que teve que ser readaptado para um forma segura, que garanta o isolamento social.

“O governador Ronaldo Caiado já havia determinado e garantido os recursos para a realização do Fica 2020, na forma tradicional, mas, devido à pandemia, tivemos de adaptar para a realização do Fica digital”, explicou.

Prêmios

Adriano Baldy também comemorou o fato de poder “democratizar” a distribuição de prêmios no festival, que na edição de 2020 terá o valor total de R$ 142,5 mil.

Serão pagos valores para os vencedores das mostras competitivas, além do prêmio denominado José Petrillo, em forma de taxa de seleção, para cada filme escolhido. A decisão tem como principal objetivo absorver o impacto da crise provocada pela pandemia, já que garantirá uma maior quantidade de filmes contemplados.

“Vamos conseguir distribuir prêmios no valor de R$ 142,5 mil e, nesse formato diferente, podemos democratizar a distribuição desses prêmios. Então, apesar do orçamento reduzido, a gente focou na premiação”, comentou o secretário.

Fica presencial

Apesar desta 21ª edição não estar presencialmente na Cidade de Goiás, Adriano Baldy garantiu novas formas de levar empreendedorismo e alavancar o turismo na região que tem no Fica uma das principais datas de seu calendário.

“Estamos desenvolvendo um prêmio de sustentabilidade que chamamos de ‘Goiás do Futuro’. Ele será dirigido a pessoas que trazem ideias inovadoras, na área da sustentabilidade e meio ambiente, que possam levar empreendedorismo e renda para a cidade de Goiás”, contou.

Além disso, ele lembra que a Secult firmou um compromisso o município: “Retomando as atividades presenciais, a gente vai fazer um evento do Fica, independente da data do festival no ano que vem, para que possamos gerar empreendedorismo, emprego e renda”.

Homenagem

Neste ano, o homenageado do Fica será o jornalista Washington Novaes, que faleceu recentemente após passar por uma cirurgia. Ele foi um dos principais nomes na comunicação e audiovisual ambiental e, com seus trabalhos, despertou a atenção do Brasil e do mundo para o Cerrado e a Amazônia, além de dedicar toda a sua carreira para a militância ambiental e às causas indígenas.

O ambientalista foi um do principais entusiastas e um importante mentor do formato do evento. Washington Novaes participou do festival durante muitos anos e agora será homenageado. Para celebrar a carreira do jornalista, o Fica 2020 exibirá, em sua programação, alguns de seus mais importantes trabalhos na Mostra Washington Novaes.

“Se o festival chegou a esse tamanho, devemos muito a Washington Novaes, pelo seu compromisso com o meio ambiente e com o Estado de Goiás. Ele sempre foi um incentivador e idealizador do Fica”, comentou Baldy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.