FHC ataca Lula, mas defende Dilma: “Eu a considero uma pessoa honrada”
31 julho 2015 às 18h38
COMPARTILHAR
Para o ex-presidente, a petista não possui responsabilidade direta pelo escândalo de corrupção na Petrobras, diferentemente de Lula
Declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) à revista alemã “Capital” pegaram muita gente de surpresa nesta sexta-feira (31/8). Na matéria, o tucano defende a presidente Dilma Rousseff (PT) dos escândalos de corrupção na Petrobras e diz que a petista é uma “pessoa honrada”.
À publicação, ele explicou que Dilma não está envolvida diretamente nos escândalos, mas o partido dela, sim. FHC aproveitou a oportunidade para dizer, ainda, que não compactua com o ódio que tem sido pregado dentro do PSDB.
“Eu a considero uma pessoa honrada, e eu não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, [ódio] que se volta agora contra o PT”, afirmou.
Para FHC, o ex-presidente Lula é na verdade o grande responsável pelo escândalo de corrupção na Petrobras. Questionado se o petista estaria envolvido no esquema, o tucano lembra que “os escândalos começaram no governo dele”, como é o caso do Mensalão.
Em outro momento da entrevista, no entanto, FHC chega a elogiar o opositor e enaltecer seu percurso político. “Ele certamente tem muitos méritos e uma história pessoal emocionante. Um trabalhador humilde que conseguiu ser presidente da sétima maior economia do mundo.”