Conhecida por possuir a maior população de descendentes italianos do Centro-Oeste, a cidade de Nova Veneza, a 29 quilômetros de Goiânia, se prepara para um dos principais eventos culturais do estado.

A 18ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza, com o tema “A casa d’Itália”, acontecerá de 6 a 9 de junho. Além da parte gastronômica, o evento oferecerá atrações musicais e de dança para alegrar os visitantes.

Haverão expositores nas áreas de artesanato, comida e bebida para servir o público. O Festival é realizado para levar um pouco da alegria e sabores típicos aos goianos.

A cidade, com pouco mais de 10 mil habitantes, tem a população flutuante multiplicada por 12 nos dias de festa. Nos últimos anos, 120 mil visitantes estiveram no local durante os quatro dias, 20% a mais que antes da pandemia.

Mais uma vez, mais de 100 mil pessoas são esperadas pela cidade nesses quatro dias, que ganhará a atmosfera de seus fundadores, imigrantes italianos que chegaram na região em 1912.

Os costumes tornaram-se uma tradição e foi abraçada não apenas pelos descendentes, que compõem cerca de 60% da população, mas também por todos os moradores não descendentes.

Além de proporcionar uma imersão cultural voltada às tradições italianas, o Festival Italiano de Nova Veneza movimenta também toda a economia local: supermercados, padarias, posto de gasolina, restaurantes, hotéis e produtores.

Abertura

O Festival começa com uma missa de abertura do evento, celebrada em português e em italiano, exaltando a religiosidade herdada dos ascendentes e recriando um ambiente que fez parte do passado da cidade. Vale lembrar que a Itália é o berço da Igreja Católica.

Na sequência, acontece a abertura oficial da Cantina da Nonna, oficial do evento, assim como os demais restaurantes e estandes, para servir ao público da famosa gastronomia italiana. Só a Cozinha da Nonna, 80 cozinheiras estarão envolvidas na preparação de mais 30 mil porções do cardápio com 25 opções.

O ponto alto da noite será o show com Daniel Boaventura, com entrada gratuita. Ele ficou conhecido por atuar em novelas como Laços de Família (2000) e Malhação (2006-2008), além da minissérie Tapas & Beijos (2011-2015).

Programação

● 19h – Santa Missa na Igreja da Matriz de Nossa Sra. Do Carmo
● 19h30 – Abertura da Cantina da Nonna – Praça da Matriz
● 20h30 – Abertura oficial no palco principal
● 21h – Apresentações culturais, musicais e artísticas locais
● 22h- Show com Daniel Boaventura

Leia também: