Festival Internacional de Dança de Goiás começa dia 2, no Centro Cultural Oscar Niemeyer
26 maio 2014 às 14h00
COMPARTILHAR
Entre os destaques para 2014 estão os professores americanos Jennifer Archibald e David Lim, e o jamaicano Global Bob. É a primeira vez do trio no Brasil
Com expectativa de reunir em Goiânia entre 45 companhias e 500 bailarinos de todo o país, o Festival Internacional de Dança de Goiás inicia sua segunda edição entre os dias 2 e 8 de junho, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Entre os destaques para 2014 estão os professores americanos Jennifer Archibald e David Lim, e o jamaicano Global Bob. É a primeira vez que o trio vem ao Brasil. Eles e outras celebridades do mundo da dança vão ministrar workshops e compor a banca de jurados da mostra competitiva, cujos vencedores ganham bolsas de estudo no exterior, além de premiação em dinheiro.
A abertura oficial está programada para as 19h30 do dia 2, próxima segunda-feira. Na sequência o público será agraciado com a apresentação do espetáculo “Tigres da África”, do Ballet du Senegal, pela primeira vez no país. No dia 3 será a vez da companhia goiana Quasar Cia de Dança apresentar o espetáculo “No Singular”, antes do início da mostra competitiva.
No dia 5 o público poderá conferir o trabalho de Amanda Gomes e Edson Barbosa, dançarinos vencedores da edição de 2012 do Festival Internacional de Dança de Goiás. Eles vão dançar juntos o Grand Pas de Deux de Diana e Acteon. O encerramento do festival, além da entrega dos prêmios, contará com o espetáculo “Água e Água”, da companhia Dançarte Cia de Dança, com coreografia de Washington Cardoso e trilha sonora exclusiva de Oswaldo Montenegro.
Outros nomes de prestigio desta edição são o coreógrafo Alexandre Magno –– que trabalhou com celebridades como Madonna, Britney Spears, Jennifer Lopes, Justin Timberlake, Michael Jackson, entre outro. Ele ministrará oficinas de jazz intermediário e avançado. Jennifer Archibald, diretora artística da Companhia de Dança Arch, que dará aulas de dança contemporânea; David Lim, fundador da GRV, dará workshop de dança de rua; e Global Bob, ganhador da competição Half Way Tree, que ministrará uma oficina de Dancehall.
O evento, fruto de projeto surgido em agosto de 2012 com objetivo de fazer um festival de dança que passasse a integrar anualmente o calendário cultural de Goiás, é promovido pelo governo estadual em parceria entre a Goiás Turismo, o CCON e a Dançarte Companhia de Dança.
A diretora de Desenvolvimento Turístico da Goiás Turismo, Sandra Méndez, coordenadora do festival pela Goiás Turismo, classifica o festival como uma oportunidade ímpar aos amantes da dança, além de ser uma oportunidade de proporcionar espetáculos de qualidade gratuitamente à população. “Além de movimentar a cultura, com um evento desse porte movimentamos também o turismo e, consequentemente, a economia”, complementou.
Para maiores informações, clique aqui.