Festival Internacional de Dança de Goiás começa dia 2, no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Entre os destaques para 2014 estão os professores americanos Jennifer Archibald e David Lim, e o jamaicano Global Bob. É a primeira vez do trio no Brasil

festival de danca go FOTO DESTAQUE

Festival Internacional de Dança de Goiás 2012 | Foto: Divulgação

Com expectativa de reunir em Goiânia entre 45 companhias e 500 bailarinos de todo o país, o Festival Internacional de Dança de Goiás inicia sua segunda edição entre os dias 2 e 8 de junho, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). Entre os destaques para 2014 estão os professores americanos Jennifer Archibald e David Lim, e o jamaicano Global Bob. É a primeira vez que o trio vem ao Brasil. Eles e outras celebridades do mundo da dança vão ministrar workshops e compor a banca de jurados da mostra competitiva, cujos vencedores ganham bolsas de estudo no exterior, além de premiação em dinheiro.

A abertura oficial está programada para as 19h30 do dia 2, próxima segunda-feira. Na sequência o público será agraciado com a apresentação do espetáculo “Tigres da África”, do Ballet du Senegal, pela primeira vez no país. No dia 3 será a vez da companhia goiana Quasar Cia de Dança apresentar o espetáculo “No Singular”, antes do início da mostra competitiva.

No dia 5 o público poderá conferir o trabalho de Amanda Gomes e Edson Barbosa, dançarinos vencedores da edição de 2012 do Festival Internacional de Dança de Goiás. Eles vão dançar juntos o Grand Pas de Deux de Diana e Acteon. O encerramento do festival, além da entrega dos prêmios, contará com o espetáculo “Água e Água”, da companhia Dançarte Cia de Dança, com coreografia de Washington Cardoso e trilha sonora exclusiva de Oswaldo Montenegro.

Outros nomes de prestigio desta edição são o coreógrafo Alexandre Magno –– que trabalhou com celebridades como Madonna, Britney Spears, Jennifer Lopes, Justin Timberlake, Michael Jackson, entre outro. Ele ministrará oficinas de jazz intermediário e avançado. Jennifer Archibald, diretora artística da Companhia de Dança Arch, que dará aulas de dança contemporânea; David Lim, fundador da GRV, dará workshop de dança de rua; e Global Bob, ganhador da competição Half Way Tree, que ministrará uma oficina de Dancehall.

O evento, fruto de projeto surgido em agosto de 2012 com objetivo de fazer um festival de dança que passasse a integrar anualmente o calendário cultural de Goiás, é promovido pelo governo estadual em parceria entre a Goiás Turismo, o CCON e a Dançarte Companhia de Dança.

A diretora de Desenvolvimento Turístico da Goiás Turismo, Sandra Méndez, coordenadora do festival pela Goiás Turismo, classifica o festival como uma oportunidade ímpar aos amantes da dança, além de ser uma oportunidade de proporcionar espetáculos de qualidade gratuitamente à população. “Além de movimentar a cultura, com um evento desse porte movimentamos também o turismo e, consequentemente, a economia”, complementou.

Para maiores informações, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.