Festival IBU chega à Goiânia com cervejas artesanais e cafés especiais

Centro Cultural Oscar Niemeyer recebe evento que também conta com cursos sobre o tema, espaço gastronômico e shows musicais

| Foto: Divulgação

Consumo de cervejas especiais vem crescendo no país | Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (23/10), o Centro Cultural Oscar Niemeyer recebe o Festival IBU Goiânia, imperdível para quem gosta de cervejas artesanais. Mesmo com foco nas cervejas, ainda há espaço para cafés especiais, food trucks, cursos e apresentações musicais. Na programação, shows de jazz, blues, mpb e rock.

Cervejas artesanais já deixaram de ser item raro para os brasileiros, que procuram cada vez mais por produtos especiais. Dados da consultoria Mintel, por exemplo, indicam que o consumo de cervejas artesanais no Brasil cresceu 36% em apenas três anos, enquanto os supermercados passaram a ofertar entre 20 e 30% a mais cervejas especiais.

O nome do festival vem do índice IBU, que mede o amargor da cerveja: quanto maior, mais amarga é a bebida. Segundo os organizadores do festival, a ideia do evento surgiu justamente pela disparidade entre as cervejas disponibilizadas no mercado brasileiro e os valores ideais nessa escala. Eles explicam que uma cerveja comum do Brasil tem de 8 a 14 IBU, enquanto o parâmetro para pilsens é entre 35 e 45.

No campo do café, a busca por grãos especiais também experimentou um grande crescimento, na casa dos 25%, como aponta o proprietário do Ateliê do Grão, Rodrigo Ramos. O festival leva em consideração uma escala americana, chamada “Specialty Coffee Association of America (SCAA)”, que estabelece uma pontuação máxima de 100 pontos. Um café só pode ser considerado especial se tiver no mínimo 80 pontos.

Música

Na sexta-feira (23), dia que abre o festival, Esdras Nogueira, saxofonista do Móveis Coloniais de Acaju, toca músicas de Hermeto Pascoal à partir das 20h30. Quem quiser ainda pode acompanhar o show da cantora Gal Costa, que promove show paralelo no Palácio da Música, às 22h.

No sábado (24), é a vez de Motherfish, Dom Casamata e o gaitista Uirá Cabral tocando blues pra fechar a noite. Já no domingo (25), se apresentam o Trio U.A.I., que conta com Pedro Martins, ganhador do Festival de Jazz de Montreaux, e da banda One Night Stand Project tocando The Cult.

Uma resposta para “Festival IBU chega à Goiânia com cervejas artesanais e cafés especiais”

  1. Fernanda Mello disse:

    Se eu conseguir passagem pra esse final de semana, faço questão de visitar esse festival, aqui no Rio de Janeiro na Barra da Tijuca, tem um Bistrô chamado Cave D’or, que possui maravilhosas cervejas artesanais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.