As atividades do Festival de Teatro para a Infância e Juventude começam nesta quarta-feira, 19, com a apresentação dos espetáculos: “Relicário de Pequenos Fracassos”, da Companhia Corpo Composto, “Abre-alas: Concerto à Doidivana”, da Companhia Casulo Teatro, e “NIQ”, com o ator Julio Vann. No primeiro dia do festival, a atriz Caísa Tibúrcio ministra a “Oficina de Interações Cômicas e Musicais”.

Na quinta-feira, 20, o festival segue com a apresentação do Circo Malabariante, da Cia Malabariante e a oficina “Laboratório de Pequenos Fracassos”, voltada para os adolescentes, com Giovana Consorte. Já na sexta-feira, 21, o teatro lambe-lambe “Histórias encaixotadas”, do Grupo Varanda Teatro na Escola Estadual Vida Nova e a “Oficina de Teatro e reencantamento do mundo para crianças”, com o ator e diretor Arilton Rocha, são as atrações. Confira a programação completa ao final.

Fechando a programação em Goiânia, no sábado 22, será apresentado o espetáculo “Exemplos de Bastião, da Companhia Mamulengo Sem Fronteiras”. Na segunda-feira, 24, começam as atividades na cidade de Catalão, no sudeste do estado. A programação do Festival de Teatro para a Infância e Juventude acontece em várias escolas da cidade, no Teatro Goiânia Ouro e no parque Flamboyant e são totalmente gratuitas e abertas ao público.

Para participar das oficinas é preciso se inscrever no link ou no Instagram do festival até esta terça-feira, 18.

Festival de Teatro para a Infância e Juventude

O Festival é promovido pela Anthropos Companhia de Arte e visa levar espetáculos de qualidade ao público infanto-juvenil, dando oportunidade a crianças e adolescentes de conhecerem e se encantarem com o universo do teatro. O evento é organizado em duas ações articuladas e integradas, sendo uma o Programa de Ações Educativas, que além do conhecimento da linguagem do teatro para a comunidade, também promove o estreitamento das relações entre artista e público e a programação artística, que é o ponto alto do projeto, com a apresentação dos espetáculos teatrais infanto-juvenis com temáticas cênicas, que exploram o lúdico e o brincar, como ponto de partida de comportamentos humanos criativos para melhor habitarmos este mundo

O Festival de Teatro para Infância e Juventude é realizado com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023, do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e conta com o patrocínio da Equatorial Energia.

Confira a programação completa

Quarta-feira (19/06)
Horário: 9h – “Relicário de Pequenos Fracassos”
Local: Teatro Goiânia Ouro, em Goiânia
O espetáculo, que une teatro e dança, lança um olhar para os fracassos cotidianos, explorando-os com humor e intensidade como uma condição inerentemente humana da Companhia Corpo Composto. Voltado para o público adolescente.

Horário: 9h30 – “Oficina de Interações Cômicas e Musicais”, com Caísa Tibúrcio
Local: Escola Municipal Professora Maria Nosidia Palmeiras
Horário: 14h – “Abre-alas: Concerto à Doidivana”
Local: Escola Municipal Professora Maria Nosidia Palmeiras
A montagem é um trabalho de palhaçaria musical inédito em que a palhaça Ananica conduz uma bicicleta musical antiga, chamada de Triluna. Juntas, elas planejam fazer um concerto musical com as composições de Chiquinha Gonzaga.
(A escola fica na Rua Celeste Baiochi, APM 08 – Residencial Barravento, Goiânia)
Horário: 15h – Palhaço NIQ
Local: Teatro Goiânia Ouro
NIQ é um palhaço-carteiro que anda pelo mundo afora entregando aquelas cartas que ficaram esquecidas nos correios, por falta de endereço certo, nomes incompletos ou ilegíveis. Aposentado, não conseguindo ficar parado, se põe na estrada, se tornando andarilho e mensageiro, vai procurando pelos destinatários, aproveitando para contar sua história, parte verdade parte invenção, cantando e brincando com quem encontra em troca de algumas moedas e uma boa conversa, como um contador de causos.

Quinta-feira (20/06)
Horário: 9h30 – Oficina “Laboratório de Pequenos Fracassos” – Cia Composto
Local: Escola Municipal Herbert José de Souza – Av. Genésio de Lima Brito – Jardim Balneario Meia Ponte

Horário: 20h – Circo Malabariante
Local – Escola Municipal Prof. Moacir Monclar Brandão

Um dia qualquer o grande circo Malabariante chega por equívoco na cidade. Se vendo nesta terrível situação os artistas terão que unir suas forças para tentar resolver os problemas e continuar com o espetáculo.
Utilizando reprises clássicas da comicidade brasileira e brincando com o sentido de pertença do público a sua cidade, os artistas Rocilda e Camilim empreendem uma jornada de erros e acertos para conseguir realizar o espetáculo “ali mesmo”
(A escola fica na Rua C-139, 115 – Jardim América)


Sexta-feira (21/06)
Tupi or not Tupi?
Você tem fome de quê? O icônico Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral, está com fome e não tem nada para comer. Ao encontrar-se diante de um cacto e um sol, o Abaporu precisa reinventar o seu alimento.
Guerra
A partir da obra “Guernica”, na qual o pintor espanhol Pablo Picasso retratou o ataque àquela cidade durante a Guerra Civil Espanhola, novas imagens surgem e movimentam o seu ateliê, criando uma linha tênue entre sonho e realidade. Ou seria pesadelo?

Horário: 9h – Histórias encaixotadas” (Teatro lambe-lambe)
Local: Escola Estadual Vida Nova
(A escola fica na Avenida Moises Augusto Santana, SN Lotes 1 A 21 – Conjunto Vera Cruz I)

Horário: 15h30 – “Oficina de Teatro e reencantamento do mundo para crianças” – Arilton Rocha
Local: Escola Municipal Professora Maria Nosidia Palmeiras

Sábado (22/06)

O espetáculo Exemplos de Bastião retrata a dramática e brilhante história do herói Bastião que se mete em grandes confusões com o capitão João Redondo, Cabo Zé Setenta, Padre João sem Cuidado e até bichos do além, para casar com a linda e maravilhosa Rosinha do Bole-Bole. O espetáculo termina com uma grande festa com o batizado e um casamento.

Horário: 16h30 – Exemplos de Bastião, da Companhia Mamulengo Sem Fronteiras
Local: Parque Flamboyant