O Flamengo celebrou neste domingo, 30, a conquista do tetracampeonato da Copa Libertadores com uma festa que atraiu uma multidão ao Centro do Rio de Janeiro. O evento ocorreu no Circuito Preta Gil, batizado em homenagem à artista e torcedora rubro-negra, falecida em julho deste ano.

Mesmo antes da chegada da delegação ao Rio, já que o avião pousou às 10h no Aeroporto Tom Jobim, milhares de torcedores já lotavam as ruas. Os ônibus com os jogadores chegaram ao Centro por volta das 13h, dando início ao desfile em trio elétrico.

O corredor formado pela Rua 1º de Março e pela Avenida Presidente Antônio Carlos, tradicional trajeto do megabloco comandado por Preta Gil no carnaval, foi tomado de vermelho e preto. A expectativa da prefeitura é que cerca de 500 mil pessoas tenham participado da comemoração.

A festa celebra a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, em Lima, resultado que garantiu ao Flamengo seu quarto título continental (1981, 2019, 2022 e 2025), feito inédito entre clubes brasileiros.

O trio elétrico saiu da Rua 1º de Março, na altura da Rua Buenos Aires, e seguiu até a região da Rua Araújo Porto Alegre. Três torres de som foram instaladas entre a Avenida Nilo Peçanha e a Avenida Almirante Barroso, ponto em que houve uma parada para interação com os torcedores.

A prefeitura montou um esquema semelhante ao do réveillon de Copacabana. Foram instalados 21 pontos de revista com detectores de metais, e garrafas de vidro foram proibidas.

A organização envolveu o Centro de Operações e Resiliência (COR), forças de segurança e representantes do Flamengo.

Leia também

Flamengo provoca Palmeiras e Andreas Pereira após conquistar o tetracampeonato da Libertadores