No último domingo, 25, Fernanda Gentil contou sobre a paralisia facial que sofreu e afirmou passar por tratamentos para o problema. A apresentadora disse ter negligenciado os primeiros sintomas do quadro.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, Fernanda diz que no dia 15 sentiu a boca dormente ao beijar a bochecha do filho, mas se distraiu e esqueceu o assunto. “No dia seguinte, fui visitar meus afilhados e senti que minha boca não firmava”, relata.

Devido ao descontrole da musculatura facial, o principal medo da apresentadora era um acidente vascular cerebral (AVC). Por isso ela se apressou para a consulta, onde foi diagnosticada com a paralisia de Bell.

Paralisia de Bell

Não se trata de uma doença, mas de uma condição resultante de fatores variados. Entre as causas mais comuns estão: Estresse, infecções virais mal curadas (principalmente herpes e herpes zóster), ou da doença de Lyme (transmitida por carrapatos).

Nessa condição, é possível sentir o enfraquecimento repentino dos músculos, causado por uma debilitação dos nervos de um dos lados da face.

Sintomas

Dos primeiros sinais até a paralisia total, a evolução é rápida e se dá em dois ou três dias. Por isso é importante estar alerta com dores atrás dos olhos ou sensação de dormência no rosto.

A paralisia impede a movimentação da área afetada e pode causar sensações de adormecimento, um maior peso, ou até mesmo causar uma sensibilidade afetada permanente.

Como se trata de um problema no sistema nervoso, o paladar e a audição também podem ser alterados.

Tratamento

Assim como no caso de Fernanda Gentil, quando a paralisia não é total, o tratamento pode ser feito com fisioterapia para recuperar os movimentos.

Em casos mais graves de paralisia ou assimetria causada pela condição, a recomendação pode ser cirúrgica. Entretanto, mesmo esses casos costumam ser recuperados após os procedimentos.

Leia também:

Após 37 anos, Fátima Bernardes deixa a TV Globo; entenda o motivo

‘Celebridades desempregadas’: quem são os famosos que ainda vivem de sucessos passados

Leandra Leal fica fora do Cordão do Bola Preta depois de 23 anos, entenda