Fechamento de fábrica da Suzuki em Itumbiara gera debate e frustra moradores

Para ex-vereador itumbiarense, decisão da multinacional possui razões políticas. Prefeito de Catalão comemora decisão e deputados oposicionistas atacam governo

O anúncio de fechamento da fábrica da multinacional Suzuki em Itumbiara se tornou pauta durante sessão desta quarta-feira (6/5) na Assembleia Legislativa. Na ocasião, aliados e opositores levantaram questões políticas e econômicas que poderiam ter influenciado na decisão da empresa em por fim às atividades da montadora no município goiano e transferir a produção da montadora para o município de Catalão.

Durante pequeno expediente, o deputado Álvaro Guimarães (PR), natural de Itumbiara, lamentou o fechamento da indústria e criticou a atuação da multinacional. “Essa empresa não pode ser séria. É montada toda uma estrutura e depois, sem explicação, eles deixam de operar”, disse. Ao alegar repúdio à multinacional, o parlamentar também afirmou que a indústria no município não passava de um “galpão para depósito de veículos”.

A indústria, que atuava há cerca de dois anos no município, realizava a finalização na produção dos veículos da marca, que eram quase completamente montados na fábrica da Mitsubishi, coligada da Suzuki no Brasil, em Catalão. Em entrevista ao Jornal Opção Online, o ex-vereador itumbiarense Gugu Nader afirmou que mais de 20 alqueires foram disponibilizados pelo município à empresa ante a promessa de investimentos de cerca de R$ 150 milhões. “A cidade está frustrada”, lamentou o político.

Gugu também alegou que o fechamento da multinacional possui razões políticas. O ex-vereador sugeriu que a decisão teria esbarrado no fato de a base do prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), possuir maior influência no cenário político do que a do chefe do Executivo itumbiarense, Chico Balla.

Jardel Sebba, por sua vez, comemorou a transferência da produção para Catalão e disse que a decisão foi uma “escolha pessoal” da multinacional. “Os empresários já haviam informado o prefeito que a produção está abaixo da capacidade e, por isso, fechariam a outra unidade”, contou.

No plenário da Assembleia, deputados oposicionistas afirmaram que a escolha de Itumbiara para sediar a filial teria sido fruto de “pressão” por parte do governo estadual. Em pronunciamento, o ex-prefeito catalano Adib Elias (PMDB) afirmou que o muncípio possui uma posição geográfica privilegiada e uma infraesturura eficaz para receber indústrias do ramo, diferentemente de Itumbiara. “A verdade é que a Suzuki nunca saiu de Catalão”, afirmou.

Ao Jornal Opção Online, a Suzuki enviou nota em que justifica a mudança por uma reestruturação do modelo de produção da empresa. “A Suzuki Veículos do Brasil está em busca do máximo de eficiência devido ao momento atual do mercado, no qual os custos têm crescido e o mercado automotivo segue retraído.” Confira a íntegra do comunicado enviado pela multinacional:

A Suzuki Veículos do Brasil está em busca do máximo de eficiência devido ao momento atual do mercado, no qual os custos têm crescido e o mercado automotivo segue retraído.

Com isso, a empresa está fazendo uma reestruturação do seu modelo de produção.

A Suzuki reitera seu compromisso com o país, acaba de lançar um novo carro para o mercado nacional (S-Cross) e tem planos para a produção, no Brasil, de outros modelos, além da manutenção da produção do Jimny.

Suzuki

12 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
11 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Jorge Cintra

Politicos iguais ao prefeito jardel sebba e o deputado gustavo sebba esta para nascer! Parabénss, são exemplos

Joaquim Teixeira

Deputado gustavo e jardel sebba fazendo um grande serviço na cidade de catalao! Mtoo bom….

Joaquim Teixeira

Parabéns Gustavo e Jardel

Mariana Meireles

Populaçao so tem a ganhar…obrigado aos politicos que representam catalao!

Telma de oliveira

Mais uma empresa para nossa cidade, grande deputado e prefeito que so fazem o melhor para catalao

Cleide Marcial

Catalao com mais uma multinacional…muuuuito feliz por essa notícia

Junior

Muito desevolvimento vindo para catalao…muito boa noticia!!! Parabéns mesmo

Vilmar Teixeira

Catalao esta em festa!!!!!!!!!! Gustavo e jardel obrigado pelo esforço para com a nossa cidade

Carlos Nogueira

AEEE GRANDEEE DEPUTADO E PREFEITO!! PARABENS

André Lopes

Deputado Gustavo Sebba e Prefeito Jardel Sebba, meus parabéns.

Heitor Boiadeiro

Parabéns pela conquista, sera de grande utilidade, alem de gerar empregos pra população catalana, acrescentara ainda mais na economia do estado.