Faturamento da indústria cai ao menor nível desde junho de 2020

Levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que queda acumulada em três meses é de 8%

Faturamento da indústria caiu 8% nos últimos três meses. | Foto: arquivo/Agência Brasil

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou que o faturamento da indústria sofreu a terceira queda mensal consecutiva. De setembro para outubro, o número caiu 2%, de forma que, no acumulado do período, já chega a 8%.

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, alguns aspectos contribuíram para esta queda. “A pausa nas contratações, combinada com a elevada inflação, vem reduzindo a massa salarial real da indústria e o rendimento médio real dos trabalhadores industriais”, avaliou Azevedo.

Com isso, o faturamento chegou ao menor nível desde junho de 2020, quando a economia e o setor produtivo sofreram com fechamento do comércio por conta da pandemia. Se for comparar com o mês de outubro do ano passado, a queda é de 12,8%.

Além disso, o levantamento apontou que o emprego na indústria de transformação ficou estável pelo segundo mês seguido. Assim, infere-se que houve um esgotamento nas contratações iniciada em agosto de 2020.

Na comparação dos meses de setembro e outubro, a massa salarial da indústria de transformação caiu 1,4% e o rendimento médio sofreu queda de 1,2%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.