Conhecido como Dr. Apocalipse (ele se intitula Dr. Realista), o economista Nouriel Roubini prevê uma crise devastadora na economia dos Estados Unidos e na Europa em 2023. Empresas gigantes norte-americanas começaram uma onda de demissões (17 mil já perderam seus empregos), que têm a ver com a crise prevista por Roubini e também faturamento abaixo do esperado em 2022. De acordo com o jornal “New York Times”, a Amazon vai demitir 10 mil trabalhadores — nesta semana, possivelmente — dos setores de recursos humanos e vendas.

O “Times” informa que a área de aparelhos com a assistente de voz Alexa vai ficar menor. A Amazon diz que não fará contratações nos próximos meses. A empresa conta com 80 mil trabalhadores.

Como a retomada da inflação e a alta dos juros, o faturamento da Amazon caiu em todo o mundo (no terceiro trimestre, a receita de US$ 127,1 bilhões ficou aquém do esperado) — daí, dizem seus executivos, a “necessidade” de demissões. Reportagem do “Estadão”, publicada na terça-feira, 15, assinala que relatório da Amazon admite uma “queda de 9% nas vendas do terceiro trimestre, se comparado com o mesmo período do ano passado, e apresentou uma expectativa de pouco crescimento para o período de festas de fim de ano”.

A agência Bloomberg diz que, para conter gastos, a Amazon está diminuindo investimentos em tecnologias, com o robô Scout de entregas em domicílio. Dispositivo de projeção e videochamada para crianças, o Amazon Glow saiu de linha.

A Meta (holding do Facebook, Instagram e WhatsApp) e o Twitter já fizeram demissões em massa. A posição é a mesma da Amazon: a crise econômica que está se aprofundando. A Amazon no Brasil já começa a ser afetada.

Há esperança de que o governo do presidente eleito Lula da Silva ajuste as contas públicas e, ao mesmo tempo, retome o crescimento da economia. No entanto, o cenário internacional não é nada positivo. Nouriel Roubini prevê uma crise maior do que a de 2008. Os cortes das grandes empresas resultam de que se começa a aceitar: a crise pode implodir a economia global.