Falta de medicamentos no Cais Amendoeiras é alvo de denúncia

Promotor tem feito inspeções em unidades de saúde de Goiânia

Imagem captada durante vistoria no Cais Amendoeiras | Foto: Divulgação

O promotor Vinicius Jacarandá Maciel, do Ministério Público de Goiás, constatou constante falta de medicamentos e insumos no Centro de Atenção Integrada à Saúde (Cais) Amendoeiras, no Parque das Amendoeiras, em Goiânia. O promotor tem feito inspeções em unidades de saúde da capital.

As unidades inspecionadas são aquelas sobre as quais há procedimentos na 88ª Promotoria de Justiça. Ele vistoriou o Centro de Saúde Vila Boa no fim de setembro e, na quarta-feira, visitou o Cais Amendoeiras.

Lá ele encontrou alguns cômodos com pintura velha, instalação elétrica precária, banheiros danificados, móveis antigos e danificados e poucos aparelhos de ar condicionado funcionando. Constatou-se ainda que há constante falta de medicamentos, assim como de alguns insumos. Embora o prédio, que é um edifício antigo, esteja com uma estrutura geral boa, ao ver do promotor.

A vistoria ao Centro de Saúde Vila Boa também mostrou algumas irregularidades; entre elas, a falta de adequação de acessibilidade dos banheiros, a necessidade da aquisição de alguns equipamentos e, também, de providências relativas à implementação de uma farmácia, para a dispensação de medicamentos, além da melhoria da segurança da unidade.

Tal qual a unidade do Parque Amendoeiras, o centro de saúde também possui boa estrutura física em geral. Esse aspecto deve-se a uma pequena reforma feita com recursos obtidos pela própria comunidade, segundo informações do Ministério Público.

Secretaria de Saúde

O promotor deve apresentar relatórios detalhados sobre as vistorias em reunião que ainda vai ser agendada com a secretária Municipal de Saúde Fátima Mrué. O Ministério Público aguarda o fim das vistorias para agendar o encontro, que tem o objetivo de apresentar as irregularidades e cobrar as devidas providências.

Ao Jornal Opção, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia informou que as vistorias feitas pelo promotor Vinícius Jacarandá estão sendo acompanhadas por uma equipe da SMS. “O trabalho em parceria tem o objetivo de apresentar as melhorias já realizadas nas unidades de saúde. As observações apontadas pelo promotor também serão avaliadas e, se for necessário, novas adequações serão feitas”, afirmou a secretaria, em nota.

De acordo com o promotor, a finalidade dessa ação é averiguar a adequação dessas unidades de saúde quanto a aspectos de infraestrutura, insumos, medicamentos e corpo clínico.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.