Faixa de pedestre transversal é implantada no centro de Goiânia

Nova sinalização, instalada no cruzamento da Avenida Araguaia com a rua 3, reduz pela metade tempo de travessia

Este slideshow necessita de JavaScript.

A partir desta quinta-feira (30/4), o pedestre que passa pelo cruzamento da Avenida Araguaia com a rua 3, no centro de Goiânia, vai se deparar com uma nova sinalização instalada pela Prefeitura de Goiânia. O local conta, agora, com duas faixas de pedestre na transversal e em formato de um X. A intenção da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) é reduzir pela metade o tempo da travessia dos pedestres.

De acordo com o titular da SMT, José Geraldo Freire, o cruzamento foi escolhido devido ao grande fluxo de pedestres, principalmente nos horários de rush, além de possuir semaforização somente com dois estágios e sentido único de tráfego em cada via, características que facilitaram a implantação. “Os semáforos para veículos no cruzamento continuam funcionando da mesma forma, com dois tempos”, diz.

Com origem em Tóquio, no Japão, o modelo de sinalização foi também instalado em São Paulo e chega a Goiânia com o objetivo de facilitar a vida dos pedestres que “antes tinham que fazer a travessia em duas etapas distintas para atingir a esquina oposta e agora podem atravessar com uma etapa apenas, o que também reduz o tempo da travessia”, ressalta.

Além da sinalização horizontal, houve também a instalação de sinalização vertical específica para indicar o novo modelo. “Semáforo para quem realiza o trajeto à pé, mais conhecido como porta-foco, que determina o tempo máximo para a travessia, também foi instalado”. Conforme explicou o secretário José Geraldo, quando o porta-foco para pedestres indicar um alerta piscante em vermelho, o pedestre não poderá iniciar a travessia.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.