Facebook anuncia lançamento de criptomoeda “Libra”, espécie  de novo Bitcoin

Proposta da empresa é oferecer serviço de movimentações financeiras capaz de competir com grandes bancos

Foto: reprodução

O Facebook anunciou, nesta terça-feira, 18, o lançamento da chamada “Libra”,  uma criptomoeda própria da empresa, além da “Calibra”, uma subsidiária do Facebook. Os lançamentos confirmam a entrada da marca de Zuckberg no mundo das finanças.

Em suma a proposta da moeda digital é oferecer aos usuários a possibilidade de economizar, transferir ou gastar dinheiro com a mesma simplicidade do envio de uma mensagem de texto. Segundo a empresa a proposta é competir com bancos e reduzir custos de consumidores.

Com mais de 2 bilhões de perfis no mundo, o Facebook também quer que seu sistema de pagamentos com moeda digital sirva para usuários que também não tenham conta bancária. Ainda segundo o Facebook, a carteira digital permitirá o envio de criptomoedas por meio do smartphone, através das plataformas do grupo.

“Com o tempo, também esperamos oferecer serviços adicionais para pessoas e empresas, como pagar contas apenas apertando um botão, comprar uma xícara de café escaneando um código, ou usar transporte público sem a necessidade de carregar dinheiro ou um cartão de transporte”, informa um comunicado oficial.

Privacidade dos usuários

O da empresa acontece acontece em paralelo à tentativa do Facebook de recuperar a credibilidade após a série de escândalos pelo vazamento de dados privados. Para tentar afastar esse fantasma o comunicado oficial do Facebook promete adotar medidas para proteger a privacidade dos usuários da carteira digital.  

Ainda no comunicado a empresa informou que os dados não serão usados para aumentar a assertividade de anúncios dos produtos do Facebook. “A não ser em casos específicos, a Calibra não dividirá informações de conta ou dados financeiros com o Facebook Inc. ou nenhum outro terceiro sem o consentimento do cliente”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.