COMPARTILHAR

O poeta e artista visual Rafael Vaz abre sua primeira exposição individual, “Merindilogun: o jogo de Búzios”, no Centro Cultural Cora Coralina, em Goiânia, na quinta-feira, 31, às 19h. Inspirada em um itan da cultura Yorubá, a exposição conta a história de como Oṣún, orixá feminino da fertilidade e do amor, recebeu a missão de iniciar os humanos no culto aos Orixás. As obras presentes na mostra exploram o uso do jogo de búzios como prática oracular e a conexão entre espiritualidade e arte.

A exposição traz cerca de oito obras, incluindo desenhos, pinturas e objetos, desenvolvidos entre 2023 e 2024. Durante este período, Rafael Vaz concluiu sua formação em Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás (UFG) e participou de uma residência artística no Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes. Os trabalhos apresentados refletem a pesquisa do artista sobre o itan Yorubá e sua relação com os Orixás, expressa em uma série de representações visuais que combinam elementos tradicionais e contemporâneos.

Rafael Vaz, poeta e artista visual

Entre as criações, destaca-se uma história em quadrinhos desenhada em papel kraft, que retrata cenas e personagens do itan. Vaz utiliza a técnica de grafite para dar vida aos traços e expressões dos personagens. Outras obras incluem pinturas de cenas mitológicas e objetos que fazem referência aos elementos sagrados do culto, como búzios de cerâmica e cabaças com conteúdos simbólicos – mel, gin, dendê e folhas –, todos itens com forte presença nos rituais aos Orixás.

Um dos temas centrais da exposição é o jogo de búzios, ou “Merindilogun” em Yorubá, praticado por sacerdotes como um sistema de consulta aos Orixás. A mostra traz representações dos 16 odús, figuras associadas a diferentes destinos e caminhos de vida. Segundo a mitologia, cada ser humano vem à Terra com um destino representado por esses odús, e a prática oracular busca orientá-los para cumprir sua missão.

Como parte da programação, no dia 5 de novembro, às 19h, o Centro Cultural Cora Coralina sediará uma mesa-redonda sobre o jogo de búzios, com a presença de sacerdotes locais, que discutirão o significado e a prática desse sistema oracular na cultura Yorubá e sua preservação em comunidades afro-brasileiras.

Rafael Vaz, natural de Altamira, encontrou nas ruas de Goiânia e em seu cotidiano a inspiração para o desenvolvimento de sua poética, marcada pela presença dos Orixás e pelo sincretismo cultural. “Merindilogun: o jogo de Búzios” simboliza seu “padê”, um presente ritualístico a Esú e Oṣún, para abrir caminhos e iniciar formalmente sua trajetória artística com uma celebração de suas raízes e do sagrado africano.

Leia também Exposição ‘Abrir Horizontes 2’ tem abertura nesta quinta-feira, 17, em Goiânia;

Serviço

Exposição ‘Merindilogun: o jogo de Búzios’, por Rafal Vaz

Data: Abertura em 31/10/24, às 19h

Local: Vila Cultural Cora Coralina, Goiânia

Visitação: de 01/11 à 01/12, das 9h às 17h