Exposição imersiva de Van Gogh vem a Brasília em 2022

Projeção também será realizada em São Paulo, a partir de 17 de março

Após sucesso no exterior, Beyond Van Gogh vem ao Brasil em 2022 apresentar mais de 300 obras-primas do pintor holandês considerado como precursor do expressionismo. A exposição chega primeiramente a São Paulo, no Morumbi Shopping, no dia 17 de março do próximo ano, e a Brasília, no Park Shopping, em julho de 2022. A venda dos ingressos inicia nesta quinta-feira, 9.

Com a intenção de fazer com que o espectador seja imerso nas vívidas cores das obras de Van Gogh, a exposição é apresentada de forma ‘pop e sensorial’, através de um pavilhão de mais de 2 mil metros quadrados. Em São Paulo, o local será construído no estacionamento do piso G4 do shopping, exclusivamente para abrigar a exposição.

A configuração da projeção das telas brilha por meio de 332 mil lumens – responsáveis por determinar a intensidade da luz – emitidos por 30 projetores. Cada um desses projetores é conectado a 12 computadores, que utilizam a tecnologia “Watchout”, de várias telas. O software utilizado ultrapassa 100 amperes, com 1000 metros de cabos e mais de 400 metros de estrutura suspensa.

Além disso, a exposição é montada com 500 metros quadrados de tecidos que são espalhados por todo o pavilhão. Desse modo, é possível transformar o local em uma grande tela móvel, capaz de transportar o espectador para “dentro” das telas de Vincent Van Gogh. Para intensificar a imersão na arte e no artista que foi Van Gogh, a exposição ainda é acompanhada por uma trilha sonora contemporânea, além de pensamentos, sonhos e palavras do próprio artista.

A Beyond Van Goh foi idealizada pelo Normal Studio de Montreal, no Canadá, e é realizada pela Blast Entertainment, empresa da DCSET Group.

Quem foi Van Gogh?

Atemporal, o pintor holandês Vincent Van Gogh (30 de março de 1853 – 29 de julho de 1890), é considerado um dos precursores do movimento expressionista. Apesar de não ter tido sucesso antes de falecer – tendo vendido apenas um quadro em vida -, hoje Van Gogh é tido como um dos maiores pintores da história.

Seu trabalho, que conta com mais de 900 pinturas e 1,1 mil desenhos – foi produzido durante um curto espaço de tempo de dez anos. Vincent faleceu aos 37 anos, por complicações de um tiro no abdômen. Ainda que o suicídio tenha sido a versão oficial de sua morte, a hipótese de ter sido baleado acidentalmente existe e esporadicamente vem a tona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.