Exposição fotográfica retrata cidades goianas durante o Ciclo do Ouro

Fotos e ilustrações que retratam Goiás no período serão apresentadas durante a Semana Santa

Divulgação

Divulgação

As fotógrafas Cidinha Coutinho, Eliane de Castro, Rosa Berardo e Rosary Esteves e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura, convidam o público, que prestigiará a Semana Santa na cidade de Goiás, a conhecer um pouco mais da história goiana. Elas assinam a curadoria da exposição fotográfica itinerante “Um Círculo do Ciclo”, que apresenta fotos e ilustrações do século XVIII e XIX, representativas do chamado ciclo do ouro em Goiás. Os músicos Andréa Teixeira e Euler Amorim abrem a exposição na noite de hoje, com um showzinho regado a bandolim, violão, piano e flauta.

Craveiro, João Basílio de Oliveira, Hercílio Fleury, Hilda Curado e A. Bonvicino são os responsáveis pelos registros de Corumbá de Goiás, Goiás, Jaraguá e Pirenópolis, criteriosamente selecionados pelas fotógrafas responsáveis pela exposição após uma extensa pesquisa em acervos particulares. Os desenhos de Lúcia Curado e do inglês William John Burchell também são representativos do momento do início do desenvolvimento das cidades goianas, despertado pela corrida dos bandeirantes em busca de ouro.

A exposição acaba por retratar também a evolução de alguns processos de revelação da fotografia, englobando negativos de vidro, películas e as atuais fotografias digitais. Todas as obras são acompanhadas por fragmentos de textos de diversos escritores goianos consagrados, como Cora Coralina, Félix de Bulhões, José Mendonça Teles e Augusto Rios.

A exposição será montada no escritório técnico do IPHAN na cidade de Goiás, e fica aberta ao público de hoje, 31 de março, a domingo, 5 de abril. Essa é a segunda etapa da itinerância da exposição, que já passou por Pirenópolis e, depois da temporada em Goiás, deve seguir para Corumbá de Goiás e Jaraguá.

Serviço

Exposição: “Um Círculo do Ciclo” – Exposição Fotográfica Itinerante

Data: de 31 de março a 05 de abril de 2015

Horário de visitação: das 08h às 17h

Local: Escritório Técnico do IPHAN em Goiás (Praça Zacheu Alves de Castro, 01, Casa do Bispo)

Deixe um comentário