O Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis, está recebendo a exposição “Aves Brasileiras: Série Psittacidae”, que traz ao público as coloridas aves da família Psittacidae que incluem papagaios e periquitos e as araras, entre outros. A visitação é gratuita e ficará aberta até o dia 29, de terça à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos fins de semana e feriados, das 8h às 18h.

A artista visual Tai Hsuan-Na, responsável pelas obras da exposição, tem como pesquisa estudo e  pintura das aves brasileiras há 50 anos. O trabalho é resultado do envolvimento com a ornitologia, que inclui pesquisa bibliográfica e consultas a especialistas em museus.

 “Em 1974, comecei a pintar aves brasileiras a pedido de um ornitólogo alemão que pesquisava animais do Brasil”, compartilha a artista A primeira série de Tai Hsuan-Na focou em garças e socós, onde ela aplicou uma técnica minuciosa que reflete sua dedicação e paixão pela natureza. 

Para essa série, a artista realizou observações detalhadas em zoológicos e habitats naturais, capturando a essência das aves em cada pincelada. A artista afirma que esse processo levou muitos anos de estudo e elaboração, culminando na impressionante série atualmente exposta no MAG.

A mostra tem como um dos principais objetivos sensibilizar o público, especialmente crianças e estudantes, sobre a importância da valorização da natureza brasileira.

Tai Hsuan-Na | Foto: Mantovani Fernandes

Tai Hsuan-Na, natural da China e imigrante no Brasil desde 1965, formou-se em 1976 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e se estabeleceu em Goiânia em 1977. Com mais de 20 exposições individuais e participação em quase 100 exposições coletivas, Tai também é professora no Departamento de Artes e Arquitetura da PUC Goiás, onde contribuiu para a criação do Curso de Design.

Leia também Tai Hsuan-an celebra 40 anos de talento a serviço da arte;