Na próxima quinta-feira, 17, o Centro Cultural Octo Marques vai sediar a abertura da exposição coletiva “Abrir Horizontes 2”, que reúne um panorama diversificado da produção artística contemporânea goiana. Com curadoria de Dalton Paula, Divino Sobral e Paulo Duarte-Feitoza, a mostra tem início às 19 horas e segue até 5 de janeiro de 2025.

Dalton Paula, que atualmente representa o Brasil na Bienal de Veneza e é o criador do Sertão Negro Atelier e Escola de Arte, junto com Divino Sobral, diretor artístico da Cerrado Galeria, e Paulo Duarte-Feitoza, professor da FAV UFG, se reuniram para montar uma exposição que traz obras de 21 artistas. Entre desenhos, pinturas, objetos, cerâmicas, fotografias e instalações, cerca de 50 peças compõem a mostra.

O objetivo principal da curadoria é apresentar uma geração de artistas que reflete sobre as complexidades do mundo contemporâneo. “Os critérios que nortearam as escolhas das obras são baseados nas qualidades formais e poéticas obtidas nas investigações das linguagens visuais, e na inteligência das indagações que fazem sobre o mundo contemporâneo”, explicam os curadores.

Além de apresentar uma visão abrangente das artes visuais em Goiás, “Abrir Horizontes 2” destaca a diversidade artística e geográfica, ao incluir artistas de cidades do interior, como Alto Paraíso, Goiás e Olhos D’Água. Outro ponto de destaque é a forte participação de artistas mulheres e afrodescendentes, que abordam questões estéticas e culturais com uma profundidade singular.

A mostra está dividida em seis eixos temáticos que guiam o visitante por reflexões acerca da arte contemporânea: indagações pictóricas; relações com a natureza; entre construção e ruína; imagens dos femininos; corpos insubordinados; e reinvenção do cotidiano.

“Abrir Horizontes 2” é fruto de uma ação colaborativa entre curadores, artistas e agentes do circuito de arte de Goiânia, sem o apoio financeiro de editais públicos. Essa colaboração reflete o compromisso de descentralizar a cena artística e exaltar a diversidade de vozes que permeia o estado.

A exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 5 de janeiro de 2025.

Serviço

Abertura: 17/10, às 19h  

Período da exposição: 18/10/2024 a 05/01/2025  

Horário: De segunda a domingo, das 9h às 17h  

Local: Centro Cultural Octo Marques – Rua 4, 515, Ed. Parthenon Center, Sobreloja, Centro. Entrada pela Rua 7.