Exportações de café, milho e aves disparam em Goiás

Segundo dados preliminares da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, aumento da exportação de café foi superior a 2.800%

Foto: Reprodução

De acordo com dados preliminares divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Goiás registrou aumento no volume de exportação de café em agosto de 2019. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi superior a 2.800%, o que representa em números absolutos, um salto de 19,1 mil quilos para 561,9 mil, neste ano.

Além do café, Goiás também se destacou na exportação de milho e aves. O Estado registrou crescimento superior a 200%, com quase 700 milhões de quilos de milho comercializados em agosto deste ano para países como Taiwan, Japão, Vietnã, Espanha e Egito. Em relação às aves, o aumento foi de mais de 56%, passando de 11 milhões de quilos em agosto de 2018, para 17,2 milhões de quilos, em 2019.

No que diz respeito ao cultivo de soja, os dados revelaram que as exportações no país sofreram uma redução neste ano. A principal justificativa seria, em parte, pela oscilação cambial, e em parte por fatores que têm afetado a geopolítica e macroeconomia internacional.

Apesar da redução de forma geral, Goiás mantém-se com saldo superavitário na balança comercial de agosto, com mais de US$ 200 milhões. E a expectativa, de acordo com o levantamento do ministério, é que siga um aumento gradativo para a próxima safra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.