Explosões em Beirute deixam ao menos dez mortos

Área portuária da capital do Líbano sofreu diversas explosões, deixando mortos e muitos feridos. Ainda não se sabe se incidente foi proposital ou acidental

Centro de Beirute após explosão | Foto: Reprodução/CNN

Beirute, a capital do Líbano, foi alvo de explosões na tarde desta terça-feira, 4. Ao menos dez pessoas morreram e muitos ficaram feridos no incidente. Ainda não se sabe a causa.

As explosões ocorreram na área portuária da cidade, onde há grande concentração de comércios e armazéns. De acordo com fontes de segurança, a origem foi justamente um armazém de explosivos, mas ainda não se sabe se foi acidental ou proposital. O local pegava fogo minutos antes das explosões.

A TV Al Arabiya informou que pelo menos uma das explosões ocorreu nas proximidades da casa do ex-premiê Saad Hariri, mas não há informações oficiais sobre isso. Ele próprio postou fotos do ocorrido nas redes sociais e informou que está bem.

Caso as explosões tenham sido causadas propositalmente, analitas não descartam a possibilidade de ter relação com o julgamento, apoiado pelo Organização das Nações Unidas (ONU), contra quatro homens que teriam participado do assassinato do ex-primeiro ministro libanês Rafik Hariri, em 2005. O veredito será anunciado nesta sexta-feira, 7, e pode ter reacendido tensões no país.

Os réus são membros do movimento xiita Hizbullah que, por meio de um carro-bomba, matou 21 pessoas além de Hariri. Também deixou 256 feridos. O ataque desencadeou uma onda de protestos que culminou na retirada de tropas sírias do Líbano, após 30 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.