Executiva Nacional do PMDB intervém em Tocantins para oficializar Marcelo Miranda como candidato ao governo

A decisão foi motivada pela atitude do presidente estadual do PMDB de Tocantins, o deputado federal Júnior Coimbra (PMDB), de insistir em candidatar-se ao governo

Marcelo Miranda

Marcelo Miranda

Júnior Coimbra

Júnior Coimbra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Executiva Nacional do PMDB decidiu por unanimidade nesta quarta-feira (18/6) em Brasília, pela intervenção no diretório estadual do PMDB de Tocantins. A decisão foi motivada pela atitude do presidente Estadual do partido, o deputado federal Júnior Coimbra (PMDB), de insistir em lançar-se como candidato ao governo.

Coimbra disputava dentro da sigla espaço na chapa há algum tempo, mas a situação teria sido pacificada há cerca de três meses. Na ocasião, o então presidente estadual do PMDB aceitou um acordo em que o candidato ao governo do Estado seria o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), e Coimbra seria, então, indicado à vaga apenas se o titular fosse impedido de disputar por conta da Lei da Ficha Limpa, pois há a possibilidade de Marcelo ter seu direito de elegibilidade cassado por oito anos, já que em 2009 o ex-governador foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político.

Na chapa que foi acordada e defendida pelo diretório nacional, a senadora Kátia Abreu (PMDB) estaria como candidata à reeleição e a vaga de vice-governador seria oferecida ao PT. Por sua vez, Coimbra registrou sua chapa para concorrer na convenção do partido que estava marcada para terça-feira (24/6), junto ao empresário Dito do Posto (PMDB) como pré-candidato ao Senado.

Diante do descumprimento do acordo, a Executiva Nacional dissolveu a chapa de Coimbra, o diretório do PMDB-TO e montou uma comissão provisória para responder pelo partido até a convenção, remarcada para o dia 28 de junho. Assim ficou confirmado a chapa da legenda com Marcelo Miranda como candidato ao governo, Kátia Abreu candidata ao Senado e a vaga de vice-governador oferecida ao PT.

Nessa quinta-feira (19/6) deve haver uma reunião com representante da Executiva Nacional com o partido no Tocantins para mais resoluções.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.