Exames de câncer de mama cai pela metade em razão da pandemia

Em Goiás a queda na realização de mamografia chega a mais de 50% em 2020, quando comparado com o ano anterior

De acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) realizado em centros hospitalares que atendem pelo Sistema Único de Saúde, houve uma queda expressiva no número atendimento de pacientes com câncer de mama em 2020. Apenas nos meses de março e abril, a queda foi de 75% em comparação a 2019.

Rede Brasileira de Pesquisa em Câncer de Mama, em parceria com a SBM, também mostrou que o número de mamografias entre janeiro a julho de 2020 caiu 45% em relação ao ano anterior. Já no estado do Goiás, no período de janeiro a julho esse número chegou a 50% em comparação ao ano anterior . Tudo devido ao medo de se contaminar durante o deslocamento e também ao dar entrada na unidade de saúde. A justificativa para isto seria o medo de se contaminar durante o deslocamento e também ao dar entrada na unidade de saúde.

 “Não sabíamos que a pandemia duraria tanto tempo. Entendo o medo delas, mas o câncer não espera. Interromper o tratamento é um risco muito grande, maior do que contrair o vírus, já que os hospitais estão seguindo todos os protocolos sanitários”, afirma o Dr. Vilmar Marques, presidente da SBM.

Para ele, incluir pacientes em tratamento de câncer de mama nos grupos prioritários é de extrema importância. “Muitas já perderam meses de tratamento e estamos percebendo que o percentual de realização tanto de exames preventivos, como a mamografia, como de tratamento ainda continua baixo”, alerta

“Só nos resta priorizá-las na imunização para que possamos encorajá-las e que elas tenham maior tranquilidade e segurança de se deslocarem em médio prazo, continuando prevenção e tratamento. Estamos falando de vidas ameaçadas”, conclui o Dr. Vilmar Marques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.