Exame contradiz versão da defesa de que Flordelis teve AVC

20 setembro 2025 às 08h55

COMPARTILHAR
A ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza, de 64 anos, não sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), segundo laudo médico emitido após tomografia realizada no Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O exame foi solicitado pelos médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Complexo Penitenciário de Gericinó, onde Flordelis está presa, para descartar a suspeita de AVC após ela apresentar dificuldades na fala, quadro clínico conhecido como disartria.
O resultado da tomografia, assinada pelo médico João Paulo Carneiro, apontou ausência de anormalidades no cérebro da paciente. O procedimento foi realizado por meio de vaga zero, mecanismo utilizado em casos de urgência, e confirmou que não havia sinais de evento isquêmico ou hemorrágico, os dois tipos principais de AVC. A tomografia é considerada o exame padrão para diagnóstico inicial da condição, por permitir rápida identificação do tipo de lesão cerebral.
Defesa
A advogada de Flordelis, Janira Rocha, havia afirmado ao blog True Crime que sua cliente havia sofrido um AVC e que pretendia solicitar à Vara de Execuções Penais (VEP) a transferência da ex-parlamentar para um hospital particular.
Posteriormente, em entrevista ao blog Segredos do Crime, Janira informou que desistiu do pedido ao descobrir que Flordelis não possui mais plano de saúde. Ainda assim, garantiu que recorrerá à Justiça, sem especificar qual medida judicial será adotada.
Segundo a defesa, Flordelis teria deixado a UPA na quarta-feira, 17 com fortes dores de cabeça, vômito e fala enrolada, sintomas que, segundo Janira, indicariam um quadro de AVC. No entanto, os médicos da unidade constataram sinais vitais normais e decidiram realizar o exame por precaução.
Histórico
O primeiro atendimento médico à ex-deputada ocorreu na quarta-feira, quando ela se queixou de dor lombar. O boletim médico registrou diagnóstico de hérnia de disco e tendinite. Flordelis foi liberada sem queixas de dor e retornou à Penitenciária Talavera Bruce, onde cumpre pena de 50 anos e 28 dias por ser mandante do assassinato do ex-marido, o pastor Anderson do Carmo.
No dia seguinte, ela recebeu visita íntima do namorado Allan Soares, com quem mantém relacionamento desde 2021. Em publicação nas redes sociais, Allan confirmou o vínculo afetivo e chamou Flordelis de “esposa” e “guerreira”, destacando a trajetória da pastora como cantora gospel e missionária.
Leia também:
Rafael Gouveia afirma que seu nome está entre os cotados para vice de Daniel Vilela; confira a lista
Justiça dá 120 dias para Novo Gama regularizar escolas; prefeito contesta
Vídeo mostra Mabel supostamente dando bronca em motorista de caminhão-betoneira