Goianiense criado em Catalão, ele chegou a disputar o cargo de deputado federal em 2018 e obteve 9.176 votos
Cofundador do movimento José Frederico vai se filiar ao MDB de Daniel Vilela | Foto: Fernando Leite
Ex-titular do Escritório de Prioridades Estratégias da Prefeitura de Goiânia e um dos 14 secretários que deixaram o Paço Municipal durante o rompimento da aliança entre Daniel Vilela (MDB) e Rogério Cruz (Republicanos), José Frederico Lyra Netto deixará a Rede e se filiará ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em busca de uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. Engenheiro mecatrônico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre por Harvard, nos Estados Unidos, e cofundador do Movimento Acredito, o goiano chegou a disputar uma cadeira de deputado federal em 2018. No mesmo ano, Tabata Amaral (PDT), amiga dele e também cofundadora do Acredito, foi a sexta candidata mais votada em São Paulo, com 264 mil votos.
A decisão se filiar ao MDB foi tomada nesta segunda-feira, 14, durante reunião com a direção emedebista. Presidente da sigla no Estado, Daniel Vilela comemorou a decisão e disse que José Frederico “contribuirá de forma ímpar com o MDB de Goiás”. Foi ele, inclusive, quem convidou Lyra Netto. O processo de decisão, no entanto, segundo o próprio, envolveu também conversas com a senadora Simone Tebet, pré-candidata a presidência pelo MDB; e com o presidente nacional do partido, o deputado federal Baleia Rossi. “Muito feliz em entrar para esse partido, que tem democracia no nome e um papel decisivo a cumprir no nosso país”, avalia. A filiação deve ocorrer ainda este mês.
“Eu ainda não fiz a filiação, só tomei a decisão,” disse ao Jornal Opção. Pela REDE, da ex-ministra Marina Silva, na primeira tentativa de ir para o Congresso Nacinal, em 2018, Frederico obteve 9.176. Na época havia coligação, que foi formada, além da REDE, por PV, Avante e Patriota. A votação, no entanto, foi muito aquém dos números para conquistar uma vaga na Câmara Federal. Para se ter ideia, a última vaga por Goiás foi preenchida pelo candidato Major Vitor Hugo (União Brasil), que teve 31.190. Agora, além da votação individual, Lyra Netto sabe que a legenda que for ingressar precisa atingir o quociente eleitoral. Em 2018, o mínimo foi de 178.305. Quantidade de votos ultrapassados facilmente pelos grandes partidos.
Nascido em Goiânia, Frederico viveu em Catalão durante a infância, retornou à Capital para cursar o ensino médio e depois se mudou para São Paulo para cursar engenharia na Unicamp. “Sou mais um dos que se formam em engenharia para depois fazer outras coisas”, brinca. De São Paulo, o goiano foi fazer mestrado nos Estados Unidos.
Deixe um comentário