Ex-secretário da Saúde, Antonio Faleiros rebate propostas de Vanderlan para o setor

aPara o candidato a deputado federal, o governadoriável desconhece o funcionamento do SUS

O ex-secretário de Saúde e candidato a deputado federal pelo PSDB, Antonio Faleiros, rebateu as propostas da área da saúde do Plano de Metas do candidato ao governo de Goiás pelo PSB, Vanderlan Cardoso, apresentado na última segunda-feira (28/7). Em nota divulgada pela assessoria do político, ele avalia ser notável o “total desconhecimento de Vanderlan quanto ao funcionamento do Sistema Único de Saúde”.

Uma das propostas de Vanderlan para o setor é a utilização temporária de leitos da rede particular de saúde. No entanto, conforme o ex-titular, o governo de Goiás não pode comprar leitos, pode apenas repassar recursos para que os municípios os comprem. Além disso, o candidato sustenta que a baixa remuneração da tabelo do SUS faz com que a  iniciativa privada não tenha interesse em ofertar seus leitos.

“O que eu fiz enquanto secretário da Saúde e vem sendo feito pelo Estado é uma complementação dessa tabela, a fim de estimular o interesse dos hospitais particulares em participar do SUS. Ampliamos de R$ 481 a diária de leitos de UTI para R$ 1,1 mil. Essa proposta de Vanderlan é simplória e totalmente descabida, não sendo possível obter êxito na prática”, acrescentou Faleiros.

O Jornal Opção Online entrou em contato com Vanderlan Cardoso para comentar sobre as críticas do tucano, mas, até a publicação desta matéria, o pessebista não retornou as ligações da reportagem. O governadoriável realiza passeata na tarde desta terça-feira (29) em Aparecida de Goiânia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.