Político, de 67 anos, fazia discurso na rua durante campanha eleitoral quando sofreu disparos. Suspeito do atentado foi preso no local

    Ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe recebe massagem cardíaca após ser baleado | Foto: Kyodo / Reuters

No fim da noite desta quinta-feira, 7 (horário de Brasília), o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, de 67 anos foi baleado e ficou inconsciente, enquanto fazia um discurso em Nara, cidade na região sudoeste do país.

Agências de notícias informaram que o político havia sofrido uma parada cardiorrespiratória e estava sem reação quando foi levado de helicóptero até o hospital universitário da localidade, mas não resistiu.

Dois tiros foram ouvidos e um homem de 40 anos foi rapidamente preso no local sob suspeita de ser o autor do assassinato. Uma arma de fogo foi apreendida com ele. Veja o exato momento do ataque:

https://twitter.com/maike809588/status/1545255792902905856

O Japão tem algumas das leis de controle de armas mais rígidas do mundo e não via caso semelhante há praticamente uma década.

Shinzo Abe foi primeiro-ministro do Japão por duas vezes: de setembro de 2006 a setembro de 2007 e, depois, de dezembro de 2012 a setembro de 2020. Sempre foi considerado um político conservador, populista e nacionalista.