Ex-presidente Lula se torna réu em mais uma ação penal

Denúncia aceita nesta quinta-feira (13/10) acusa petista de corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influência; outras 10 pessoas também respondem à ação penal

Nesta quinta-feira (13/10), o juiz da 10ª Vara Federal em Brasília, Vallisney de Souza Oliveira, aceitou integralmente denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o empresário Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho da primeira mulher do ex-presidente, o empreiteiro Marcelo Odebrecht e mais oito pessoas. Agora os envolvidos são réus, passando a responder a ação penal.

Lula responderá pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e tráfico de influência. O ex-presidente já responde por tentativa de obstrução à Operação Lava-Jato na mesma vara em Brasília e por corrupção e lavagem de dinheiro em ação que aponta recebimento de R$ 3,7 milhões em vantagens indevidas da OAS.

De acordo com a decisão desta quinta-feira (13), a peça atende os requisitos e descreve claramente as condutas praticadas, as atribui ao acusado com todas as circunstâncias que permitem o exercício da ampla defesa.

O juiz fixou dez dias de prazo para que os réus apresentem defesa. A partir daí, o juiz passará a analisar os requisitos formais da denúncia, mas o mérito das acusações imputadas a Lula aos demais implicados.

A denúncia foi enviada na última segunda-feira (10). De acordo com a Procuradoria da República em Brasília, o ex-presidente atuou junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros órgãos em Brasília entre 2008 e 2015 para liberar financiamentos do banco para obras da Odebrecht em Angola. O petista teria recebido, então, vantagens indiretas, na forma de repasses de recursos a seus parentes e de pagamentos à sua empresa de palestras.

A defesa do ex-presidente classifica a denúncia como genérica, frágil e superficial.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Gilberto

Quero ver aonde vai para o descaramento deste golpe instituído pelos illuminatis dos EUA, visando tão somente colocar a direita no poder e tomar nosso pré-sal e nióbio e acabar com o Brics, nosso futuro está em jogo, e eles querem nos subjugar com a ajuda de covardes maçons no poder.