Ex-presidente dos EUA, George H. W. Bush morre aos 94 anos

“Bush pai” presidiu os Estados Unidos de 1989 a 1993

Foto: Divulgação

Aos 94 anos, o ex-presidente dos Estados Unidos da América George H. W. Bush morreu na sexta-feira (30/11). Também conhecido por Bush pai, ele presidiu os EUA entre 1989 e 1993. A informação foi confirmada pelo filho George W. Bush, que também foi presidente de 2001 a 2009.

Bush morreu oito meses depois da ex-primeira-dama Barbara Bush, com quem foi casado por 73 anos. Em comunicado, seu escritório presidencial informou que os detalhes do funeral serão anunciados assim que possível.

Além de presidente, Bush foi piloto de guerra durante a Segunda Guerra Mundial, congressista, embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) e vice-presidente de Ronald Reagan entre 1981 e 1989.

Ele foi o último presidente dos EUA a liderar a Guerra-Fria, levando-a ao seu fim com a Guerra do Golfo e a invasão do Panamá, enquanto a União Soviética se dissolvia e a Alemanha se reunificava.

Republicano, em 1993 entregou as chaves da Casa Branca para o democrata Bill Clinton, sem conseguir a reeleição. Desde então, morava em Houston, no Texas, com a esposa.

Bush sofria de Parkinson e não podia caminhar. Em seus últimos anos de vida, se locomovia com auxílio de uma cadeira de rodas. Também ia ao hospital com frequência, por vezes, com dificuldades respiratórias.

Em 2016, a família Bush não apoiou o presidenciável republicano Donald Trump, e, segundo informações, pai e filho votaram na democrata Hillary Clinton. Em abril, Trump não compareceu ao funeral de Barbara Bush. (Com informações da Agência EFE)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.