O ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa foi preso em Brasília pela Polícia Federal nesta quinta-feira, 16, em nova fase da Operação Compliance Zero.

Ele é suspeito de não seguir práticas de governança e permitir negócios com o Banco Master sem lastro. Segundo as investigações, o executivo é suspeito de ter recebido seis imóveis de Daniel Vorcaro, dono do Master, em troca de facilitar o esquema envolvendo o banco. Dois desses empreendimentos estão localizados na capital federal.

Paulo Henrique Costa conduziu o BRB em 2019, após indicação do então governador do Distrito Federal, Ibanes Rocha (MDB) e foi responsável por tentar comprar o Banco Master pela instituição.

A operação deflagrada foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, e investiga um esquema de lavagem de dinheiro para o pagamento de vantagens indevidas que teriam sido destinadas a agentes públicos.

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão no Distrito Federal e em São Paulo. Uma desses mandados de prisão é contra o advogado do Master, Daniel Monteiro. Ele é apontado como administrador de vários fundos usados em operações financeiras para dificultar a rastreabilidade do dinheiro ilícito.

Leia também: Após ser detido pelo ICE nos EUA, Alexandre Ramagem é liberado