Ex-prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin é empossado na Alego
01 janeiro 2024 às 14h51
COMPARTILHAR
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) empossou nesta segunda-feira, 1º, o deputado Cristóvão Tormin (Patriota), em uma cerimônia realizada no gabinete da Presidência da Casa. O parlamentar agora integra a 20ª Legislatura, com mandato até 31 de janeiro de 2027.
Sob a liderança do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), a posse contou com a presença do primeiro-secretário em exercício, deputado Veter Martins (Patriota). O ato de posse teve início com a leitura do compromisso estipulado pelo Regimento Interno.
Na sequência, Veter Martins leu o termo de posse, documento assinado por todos os parlamentares em um livro próprio.
Cristóvão Tormin assume a cadeira anteriormente ocupada por Fred Rodrigues (DC), após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar seu mandato, decisão oficializada em 15 de dezembro do ano passado.
A Procuradoria Regional Eleitoral de Goiás apresentou a ação de indeferimento da candidatura, alegando a ausência de prestação de contas referente à eleição de 2020, na qual Fred concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores de Goiânia. Embora as contas tenham sido apresentadas em 2021, foram fora do prazo estabelecido.
Diante disso, as contas eleitorais foram consideradas não prestadas. O parlamentar, contudo, alega não ter sido notificado no prazo estipulado pelo órgão. Fred obteve uma decisão favorável no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) após a juíza Ana Cláudia Veloso reverter sua decisão final, concedendo prazo para a defesa anexar a prestação de contas ao processo.
Mesmo com a decisão favorável, o Ministério Público Eleitoral (MPE) encaminhou o processo ao TSE. Fred Rodrigues afirmou à imprensa e na tribuna da Alego que o recurso apresentado pela Procuradoria Regional Eleitoral de Goiás já havia sido superado pela Corte Regional, após análises detalhadas. Apesar disso, o TSE formou maioria e determinou a perda definitiva do mandato de Fred Rodrigues.
Após o veredito, o TRE recontou os votos de Tormin em 26 de dezembro, resultando em sua diplomação.
Tormin não é novato na arena legislativa, tendo sido vereador em Luziânia e deputado estadual em duas legislaturas (16ª, de 2007 a 2011, e 17ª, de 2011 a 2015). O político também exerceu a função de prefeito de Luziânia por dois mandatos, de 2013 a 2017 e de 2018 a 2021.
Leia também: