Ex-governador Joaquim Roriz recebe título de Cidadão Honorário de Brasília

Envolvido em escândalos, o goiano renunciou ao cargo de senador em 2007, para evitar processo de cassação, e teve candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa em 2010

Foto: Tony Winston | Agência Brasília

À direita, ex-governador Joaquim Roriz. Cerimônia encheu o Memorial JK e teve presença de diversos políticos, entre eles o governador Rodrigo Rollemberg. | Foto: Tony Winston | Agência Brasília

Em uma sessão solene no Memorial JK, na última terça-feira (4/8), o ex-governador do DF Joaquim Roriz (PRTB) foi homenageado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal com o título de Cidadão Honorário de Brasília. Espaço ficou cheio de políticos, além de familiares e amigos do ex-senador que completou 79 anos na terça-feira.

Roriz foi aplaudido quando chegou em uma cadeira de rodas, ao lado das filhas Jaqueline Roriz e a deputada Liliane Roriz (PRTB), além da esposa, Weslian Roriz. O político goiano agradeceu a homenagem e falou de Juscelino Kubitscheck, dizendo que estava emocionado. “Brasília me acolheu e permitiu que eu vivesse os melhores momentos da minha vida. A população de Brasília sempre confiou em mim e me deu condições para fazer o que eu fiz”, disse.

O político foi governador do DF por três vezes. Em 2006, foi eleito ao cargo de senador, mas renunciou no ano seguinte. Ação foi motivada após ter tido o nome apontado como envolvido no escândalo do Banco de Brasília (BRB). Na época, o então senador renunciou para evitar processo de cassação.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) participou da sessão solene e pontuou que era necessário deixar as diferenças políticas e partidárias de lado para reconhecer as realizações e o legado de Roriz para Brasília. A presença de Rollemberg foi elogiada pela deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), filha de Joaquim. A parlamentar disse que estava muito feliz com a concessão do título e considerou a homenagem uma “honra para toda a família Roriz”.

A concessão do título de Cidadão Honorário de Brasília a Roriz foi aprovada pela Câmara em 1999 por indicação do então deputado José Rajão, quando o homenageado chefiava o governo do DF. Dezesseis anos depois, a entrega do título foi requerida pelo deputado Juarezão (PRTB), com fortes ligações com o ex-governador.

Compareceram à cerimônia os ex-governadores Paulo Octávio e Maria de Lourdes Abadia, além de diversos vereadores, deputados, senadores e outros políticos locais. Em discurso, Paulo ressaltou que Roriz “inaugurou uma nova forma de fazer política, que tinha como principal característica a ligação com o povo”. (Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara Legislativa do Distrito Federal)

Uma resposta para “Ex-governador Joaquim Roriz recebe título de Cidadão Honorário de Brasília”

  1. Avatar Epaminondas disse:

    Não temos a menor dúvida que só depois que foi para Brasília, a situação de Roriz melhorou substancialmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.