De acordo com as autoridades, Fernando Pimentel teria cometido os crimes à época em que ocupava o cargo de ministro no governo Dilma Rousseff

Ex-governador de Minas, Fernando Pimentel / Foto: Reprodução

O ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), foi condenado pela Justiça Eleitoral a 10 anos e 6 meses de prisão. No entendimento do Judiciário, o petista cometeu crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro com agravante de abuso de poder.

O inquérito aponta para irregularidades como caixa 2 à época em ocupava cargo de ministro do Desenvolvimento do governo Dilma Rousseff entre os anos de 2011 e 2014.

A sentença foi assinada pela juíza Divina de Paula Peixoto que determinou, ainda, que o ex-governador cumpra sua pena em regime fechado. No entanto, o petista poderá recorrer da decisão em liberdade.

Assim que o processo transitar em julgado, ou seja, quando não houver possibilidade de novos recursos, os direitos políticos de Pimentel e outros envolvidos no processo serão suspensos. Pimentel ocupou a governadoria do Estado de Minas Gerais entre os anos de 2015 a 2019.