Obra publicada pela Editora Lumen Juris traz textos que fazem retrospectiva histórica da Constituição Federal

Ex-deputado e constituinte Aldo Arantes. Foto: Reprodução.

O ex-deputado e constituinte Aldo Arantes vai lançar o livro “Por que a democracia e a Constituição estão sendo atacadas?” na próxima quarta-feira, 13. Com uma retrospectiva histórica sobre a Constituição Federal e uma reflexão a respeito da crise democrática e o cenário político atual, Arantes assina a primeira parte da obra, que também conta com capítulos de Lenio Streck, Marcelo Cattoni, Marcelo Mont’Alverne e Pietro Alarcon.

Na segunda parte do livro, os textos assinados por Lenio Streck, Marcelo Cattoni, Marcelo Mont’Alverne e Pietro Alarcon recuperam fatos recentes sobre a ameaça às instituições democráticas nos últimos anos, como as manifestações populares, crises econômicas e o impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016.

O texto de Aldo faz uma análise a respeito do fortalecimento de discursos autoritários nos últimos anos, tanto no Brasil, como no exterior. O autor chama a atenção para o uso dos instrumentos democráticos como forma de espetáculo para a legitimação do autoritarismo.

Publicado pela Editora Lumen Juris, o livro já foi lançado em Brasília e no Rio de Janeiro.