Evento no Planetário leva música à astronomia

Atividade ocorre simultaneamente em todo o mundo e integra a Star Party Global, para apreciadores da ciência

“We Are The Aliens – Parte 2” é o nome do evento que movimenta, nesta sexta-feira, 9, com início às 19 horas, o Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Parque Mutirama. A proposta é bem curiosa e interessante: um show para não só ver estrelas, como também ouvir o som das estrelas.

A atividade, ao promover a integração da música e da astronomia, toma lugar na Star Party Global, como são denominados eventos realizados simultaneamente no mundo todo por apreciadores da ciência astronômica.

Banner do evento, que em Goiânia ocorre, nesta sexta-feiraBanner do evento, que em Goiânia ocorre, nesta sexta-feira

Em Goiânia, o evento está sendo promovido pelo Gunstar Team Astro Clube, quatro vezes por ano em cada uma das estações. O Gunstar Team é o primeiro clube de astronomia do Estado, ligado ao Astrônomos sem Fronteiras, e procura divulgar a astronomia e a ecologia por meio de aventuras ecológicas.

Durante essa edição do We Are The Aliens, o encontro da primavera, haverá discotecagem de Murilo Henrique França e exibição de vídeos ao ar livre no Pátio das Estrelas no Planetário. Um dos vídeos exibidos será um episódio especial de “Cavaleiros de Sidonia” (“Knights of Sidonia”) — anime de ficção cientifica — e um curta produzido pelo clube com a voz de Carl Sagan.

Haverá ainda telescópios disponíveis para quem quiser ver os astros e os objetos do espaço profundo (galáxias e nebulosas como a grande nebulosa de orion plêiades), que geralmente só podem ser vistos por telescópio ou em zonas de baixa poluição luminosa.

Outra atração da noite é o Zó in Space, um projeto de trilhas instrumentais espaciais do músico Zó, que integra também a banda de rock instrumental goiana Urumbeta do Espaço. O músico dedica-se à chamada Ambient Music. “É um gênero focado nas características timbrais dos sons, geralmente organizados ou executados com o intuito de se denotar ou estimular a criação de uma atmosfera, uma paisagem sonora”, e ou mesmo para apenas soar como um discreto complemento a uma ambiência”, explica Zó, que utiliza sintetizadores, “procurando sempre a originalidade, o feeling e o improviso”.

Confira aqui um pouco do projeto do projeto Zó in Space ( O Som de Estrelas) e do trabalho da banda Urumbeta do Espaço, também no vídeo abaixo:

We Are The Aliens – Parte 2
Onde: Planetário da UFG (Parque Mutirama)
Quando: 9 de outubro (sexta-feira), às 19 horas
Ingresso: R$ 5

Deixe um comentário