Evento apresenta potencialidades goianas para embaixadores e organizações estrangeiras

Segunda edição do “Go to Goiás” tem como foco expansão e consolidação do Estado no comércio exterior

Superintende executivo de Comércio Exterior, William Leyser O’Dwyer

Superintende executivo de Comércio Exterior, William Leyser O’Dwyer

Goiás vem se consagrando como forte exportador de produtos para diversos países. Só no primeiro semestre deste ano foram mais de R$ 3 bilhões em exportações. Com o objetivo de expandir e consolidar o relacionamento internacional e mostrar o grande potencial do Estado para novos negócios, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) e a Superintendência Executiva de Comércio Exterior, promove nesta quarta-feira (28/9) 2ª edição do “Go to Goiás”.

O evento, que será realizado no Clube das Nações, em Brasília, reunirá embaixadas, empresários e organizações internacionais. “Queremos que esse público conheça Goiás de perto para perceber toda a capacidade que o estado tem nas áreas de investimento, produção, comércio exterior e relações internacionais”, destaca o idealizador do projeto e superintende executivo de Comércio Exterior, William Leyser O’Dwyer.

Segundo O’Dwyer, este é um momento propício para apresentar Goiás como uma região moderna, competitiva e com extensa gama de produtos. “Vamos mostrar a eles que próximo à capital federal tem um estado pujante, que pode oferecer hoje oportunidades mais atrativas do que outros estados brasileiros. Além da localização privilegiada, Goiás oferece excelente infraestrutura, com a ferrovia norte-sul, o porto seco em Anápolis, que tem feito todo o desembaraço aduaneiro, inclusive, para algumas embaixadas em Brasília, e o aeroporto de cargas que estará funcionando em breve. Sem contar os incentivos fiscais concedidos pelo governo”, ressalta o superintende executivo.

Além de evidenciar as potencialidades econômicas, o evento proporcionará aos convidados vivenciar uma noite tipicamente goiana, com apresentações culturais, gastronomia regional e exposição de produtos artesanais. “Vamos mostrar um pouco das raízes culturais do estado com a participação da Orquestra de Violeiros de Goiás e da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e apreciação da culinária goiana, com degustação de comidas e bebidas típicas”, comenta O’Dwyer.

Resultados do primeiro evento

A 1ª edição do “Go to Goiás”, realizada em 2014, foi um sucesso. O evento contou com a participação de mais de 60 embaixadas, organismos e bancos internacionais e representantes do Itamaraty e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Além disso, o encontro teve resultados imediatos: aumento de visitas de embaixadores ao estado e crescimento de, aproximadamente, 13% dos produtos exportados para outros países, no primeiro semestre de 2015.

“O encontro teve grande repercussão. Muitos participantes tiveram interesse em conhecer de perto o que apresentamos lá. Apesar da crise, houve aumento no número de países de destino de exportações, que passou de 131, no primeiro semestre de 2014, para 135 no mesmo período de 2015. Hoje, já são 140 países”, conclui o superintende executivo de Comércio Exterior, William Leyser O’Dwyer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.