Etiópia conquista primeiros lugares na corrida de São Silvestre

A vitória dos etíopes coloca fim à hegemonia do Quênia

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

A Etiópia levou nesta quarta-feira (31/12) o primeiro lugar na corrida da São Silvestre tanto na categoria feminina e masculina. A etíope Ymer Wude Ayalew venceu a 90ª edição em 50min 43s, o que acabou com a invencibilidade do Quênia na competição, que ganhou o título nos últimos seis anos. Esta foi a segunda vitória da atleta na prova, que venceu em primeiro lugar em 2008.

Na disputa dos homens, Dawit Admasu venceu com o tempo de 45min04s, garantindo o lugar mais alto do pódio a seu País. A segunda posição foi do queniano Stanley Koech. A vitória de um etíope também acaba com o domínio do Quênia, que venceu a competição por dois anos seguidos. O último etíope a vencer a corrida foi Tariku Bekele, em 2011.

pp_masculino_silvestre08-850x566A prova, realizada tradicionalmente no último dia do ano, teve início na Avenida Paulista, no sentido Consolação, e a chegada foi na mesma avenida, próximo à Joaquim Eugênio de Lima. O percurso foi de 15 km, e as atletas de elite largaram às 8h40. Os atletas de elite saíram às 9 horas. Em seguida, foi a largada de quase 30 mil corredores anônimos.

O segundo lugar na categoria feminina também ficou com uma etíope, a Netsanet Kebede, que finalizou o percurso com o tempo de 50min 46s. Em terceiro lugar chegou a queniana Priscah Jeptoo, com 51min 29s de prova.

Joziane Silva Cardoso foi a primeira brasileira a cruzar a linha de chegada, em oitavo lugar. O melhor brasileiro foi Giovani dos Santos, que ficou em quinto. O Brasil possui cinco vitórias na corrida.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.