Estudo diz que Covid-19 já estava nos EUA antes do surto na China

Análise realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, concluiu que dos 7.389 testes coletados a partir de 13 de dezembro de 2019, ao menos 106 reagiram a testes de anticorpos de Covid-19

Covid-19: Fiocruz amplia capacidade nacional de testagem

A partir de novos estudos encabeçados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os cientistas descobriram fortes indícios de que o coronavírus (Covid-19) já estaria nos Estados Unidos (EUA) antes do grande surto da doença atingir a China.

Conforme mostrado pela revista Exame, a investigação só foi possível graças ao acesso dos estudiosos a testes colhidos ainda no mês de dezembro do ano passado. As análises das amostras sanguíneas mostraram que algumas já traziam anticorpos que surgem no corpo humano justamente na tentativa de combater o coronavírus.

Até o momento, acreditava-se que o primeiro caso da doença em território americano tivesse ocorrido em janeiro de 2020. Em Wuhan, na China, a confirmação oficial do surto foi em 31 de dezembro de 2019.

Segundo os cientistas envolvidos no estudo, a presença desses anticorpos indica que infecções isoladas de Sars-CoV-2 podem ter ocorrido na parte oeste dos Estados Unidos antes do que se reconhecia anteriormente.

Conforme mostrado pela reportagem, o CDC informou que dos 7.389 testes coletados no período entre 13 de dezembro de 2019 e 17 de janeiro de 2020, ao menos 106 reagiram a testes de anticorpos de Covid-19.

“Essas descobertas sugerem que o Sars-CoV-2 pode ter sido introduzido nos Estados Unidos antes de 19 de janeiro de 2020”, informou o órgão. Os resultados identificados, além de levantar ainda mais perguntas sobre a origem da doença, colocam em cheque a percepção inicial de que seria algo vindo da Ásia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.