Estudo aponta que Covid aumenta em 58% o risco para diabetes tipo 2

14 fevereiro 2023 às 19h36

COMPARTILHAR
Uma pesquisa realizada por cientistas do Smidt Heart Institute, nos EUA, apontou que a infecção pelo vírus da Covid-19 aumenta em 58% o risco de desenvolvimento de diabetes do tipo 2.
O estudo foi publicado nesta terça-feira, 14, na revista JAMA Network, por meio de análise feita com registros médicos de 23.709 adultos com idade média de 47 anos, diagnosticados ao menos uma vez com o coronavírus, entre 2020 e 2022.
A vacinação, por sua vez, pode exercer um efeito protetor, visto que 74% dos diagnósticos de diabetes ocorreram em pacientes não vacinados. Um dos autores da pesquisa, o cardiologista Alan Kwan afirma ser necessária, entretanto, a realização de mais estudos para validar a hipótese.
O especialista acredita que a Covid-19 possa ter, também, um efeito acelerador de doenças, antecipando diagnósticos que poderiam ser evitados. “Nossos resultados confirmam que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 após a Covid-19 não foi apenas uma observação precoce, mas, na verdade, um risco real que, infelizmente, persistiu durante a onda de Ômicron”, ressaltou Kwan.