COMPARTILHAR

UFG listou ações programadas para garantir recursos para Casa de Estudante Universitário (CEU) da regional da cidade em novembro

Alunos da unidade de Catalão desocuparam, nesta quinta-feira (11/10), o prédio da reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Samambaia, em Goiânia. Eles estavam no local em protesto para tratar da questão da moradia estudantil no município.

[relacionadas artigos=”142565″]

A desocupação foi após a publicação do compromisso da reitoria da UFG de viabilizar a construção da Casa de Estudante Universitário (CEU) da regional da cidade em novembro.

“A Reitoria e a Direção da Regional Catalão da UFG, após reunião realizada por volta das 19h do dia 10 de outubro, com uma comissão de estudantes que ocupam o prédio da Reitoria, reafirmam que vêm mantendo negociações com o Ministério da Educação para garantir os recursos necessários para a construção da moradia estudantil”, disse a universidade.

De acordo com a UFG, as seguintes ações estão programadas:

  • Reunião administrativa, realizada em março na Regional Catalão, na qual a Reitoria se comprometeu em executar a construção da Casa do Estudante, devendo, para tanto, priorizar a destinação de recursos de capital do PNAES da Universidade.
  • Audiência com o Ministro da Educação em 20 de março, em que a Reitoria e a Direção da Regional Catalão cobraram a liberação de recursos para a Universidade, incluindo verba do PNAES.
  • Entrega de ofício ao Ministro da Educação, no ato de fundação oficial da Universidade Federal de Catalão, realizado no dia 21 de maio, com a presença de diversas autoridades do Estado e do Governo Federal, no qual os gestores reiteram diversas demandas de interesse da comunidade universitária de Catalão, dentre as quais a construção da moradia estudantil.
  • Entrega ao Senador Wilder Moraes, no dia 12 de julho, de ofício solicitando gestões junto ao MEC para a liberação de recursos de capital do PNAES.
  • Audiência com o Secretário de Educação Superior e com o diretor de Relações com as IFES, no MEC dia 25 de setembro, apresentando novamente as principais demandas da Universidade, mais uma vez ressaltando o projeto de construção da moradia dos estudantes.
  • Envio de e-mail aos gestores do MEC, no dia 27 de setembro, reiterando as solicitações da Universidade.
  • Contato com o MEC, em 10 de outubro, cobrando a liberação de recursos para dar andamento a execução da obra, já licitada.
  • Gestões sistemáticas da Reitoria junto ao MEC desde o início do ano para cobrar celeridade no atendimento das demandas e reivindicações da Universidade, por meio de inúmeras visitas, ofícios, e-mails e telefonemas, enfatizando como prioridade a moradia estudantil de Catalão.