“Estamos na frente porque fazemos política sem agressão”, diz Paulo de Jesus sobre resultado positivo de Marconi em pesquisa
06 julho 2014 às 14h50
COMPARTILHAR
Conforme pesquisa, tucano aparece com 37,1% das intenções de voto, contra 26,3% do líder político Iris Rezende
Começa oficialmente neste domingo (6/7) a campanha eleitoral para o pleito deste ano e, em Goiás, quem sai na frente é o governador e candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB). Ao menos é o que aponta uma pesquisa divulgada pela imprensa local nesta mesma data. Segundo os dados, o tucano aparece com 37,1% das intenções de voto, contra 26,3% do principal candidato da oposição, o líder político Iris Rezende (PMDB).
Em relação à última pesquisa, feita em março deste ano, Marconi apresentou um crescimento de 2,6%. Já Iris, que à época ainda amargurava dentro de seu partido uma polarização entre seus aliados e do empresário Junior Friboi, recuou em 0,3% nas intenções de voto.
Em entrevista ao Jornal Opção Online, o presidente estadual do PSDB, Paulo de Jesus, afirmou que este é um resultado esperado pela base aliada e credita o crescimento do tucano ao posicionamento político sério pelo qual Marconi pauta seu trabalho, seja na área eleitoral ou administrativa. “Esse é o resultado do nosso trabalho. Estamos na frente porque fazemos política sem agressão e tratando os adversários com respeito”, justificou.
Ao dizer isto, Paulo faz clara referência às duras críticas vindas da oposição, sobretudo de Iris Rezende e do candidato ao Senado Ronaldo Caiado (DEM). O democrata e até pouco tempo aliado da base marconista chegou a dizer que denunciaria o tucano por usar a máquina governamental para barganhas eleitorais. Com direito de resposta, aliados do governador rebateram as críticas do outro lado alegando falta de propostas políticas por parte dos opositores.
O argumento foi novamente utilizado por Paulo de Jesus durante entrevista. Para ele, o modo como a oposição está levando a disputa até o momento irá causar apenas benefícios, ao invés de prejuízos. A prova disso seria os resultados positivos da pesquisa divulgada neste domingo. “Vai fortalecer ainda mais nossa aliança. Eles não tem projeto, não têm ideias e partem para a agressão e a população já cansou disso. São críticas infundadas e invenção de fatos.”
Outros resultados
Atrás de Marconi e Iris, o empresário Vanderlan Cardoso (PSB) aparece na terceira colocação, com 9% da preferência do eleitor, seguido pelo ex-prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT), que tem 7,6%. A professora Marta Jane (PCB) aparece com 1,6% no levantamento e o também professor Weslei Garcia (PSOL) assinalou 1,2% das intenções de voto.
Para o Senado, o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM) lidera com ampla vantagem a disputa pela vaga. De acordo com a pesquisa, o democrata apresenta 33% das intenções de voto, seguido pela suplente de deputado federal Marina Sant’Anna (PT), com 14%. Já o nome da base aliada, o deputado federal Vilmar Rocha (PSD), marca 10% das intenções de voto.
O instituto Serpes ouviu 801 eleitores em todo o Estado, sendo a margem de erro de 3,46 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Os dados foram encomendados e publicados pelo Jornal O Popular.