O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 18, que seus advogados o informaram sobre uma investigação relacionada ao ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Ele utilizou sua plataforma de rede social, a Truth Social, para publicar um comunicado a respeito do assunto.

Trump declarou ter recebido uma carta do líder da investigação, Jack Smith, notificando-o como alvo e estabelecendo um prazo de quatro dias para que ele se apresente perante o júri. O ex-presidente classificou esse processo como uma “caça às bruxas”.

“Essa é uma tentativa de interferência eleitoral e de transformar o Judiciário em uma arma política”, declarou.

Caso as declarações se confirmem, esta seria a terceira acusação contra Donald Trump, o principal candidato do partido Republicano para concorrer contra o atual presidente, Joe Biden, nas eleições do próximo ano. O ex-presidente já enfrenta processos por obstrução de Justiça, devido à retenção de documentos confidenciais após deixar o cargo, e também por suposto pagamento de suborno a uma atriz pornô.

No entanto, de acordo com especialistas ouvidos pelo jornal norte-americano The Washington Post, esses processos não o impediriam de se candidatar à eleição. Em 6 de janeiro de 2021, apoiadores de Trump invadiram a sede do Legislativo dos EUA, em Washington, na tentativa de impedir que os parlamentares oficializassem Joe Biden como o vencedor das eleições de 2020. Como resultado, quase 950 pessoas foram presas em investigações relacionadas ao caso.

Leia também: