“Estabelecemos um pacto para colocar Goiás em posição de vanguarda em inovação”, diz presidente da Fieg

1º Encontro do Ecossistema Goiano de Inovação marcou a apresentação do movimento ‘Aliança pela Inovação’ no Estado

Foto: Reprodução

O 1º Encontro do Ecossistema Goiano de Inovação, realizado na última terça-feira, 20, reuniu empresários, acadêmicos, pesquisadores, gestores e profissionais ligados ao fomento da inovação no auditório João Bennio, na Casa da Indústria, em Goiânia.

O evento marcou a apresentação do movimento ‘Aliança pela Inovação’, inciativa liderada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), cujo objetivo é colocar o Estado na liderança de produção de soluções inovadoras no Centro-Oeste.

O presidente da Fieg, Sandro Mabel, falou sobre as expectativas da ação: “Aqui estabelecemos um pacto, a exemplo do que foi feito com sucesso em Santa Catarina, para colocar Goiás em posição de vanguarda no centro do País quando o assunto for inovação”.

O evento, gratuito, contou com cerca de 300 inscritos. Palestraram o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler, que falou sobre os novos rumos do setor de telecomunicações no Brasil e apresentou novidades quanto à implantação da tecnologia 5G em nosso País; e a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, que falou sobre empreendedorismo, inovação e indústria 4.0.

Na ocasião, também esteve presente o diretor do Departamento de Tecnologias Estruturantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jorge Mário Campagnolo, o qual palestrou sobre as políticas públicas do Governo Federal para fomento à inovação e tecnologia.

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, por sua vez, usou o espaço par ressaltar as dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição de ensino e alertou para o impacto que os cortes no orçamento podem trazer para as pesquisas.

Estiveram presentes, ainda, o senador Vanderlan Cardoso, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal, o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima, o superintendente do Sebrae Goiás, Derly Fialho, o senador Luiz Carlos do Carmo, o vereador Gustavo Cruvinel e os deputados Virmondes Cruvinel e Thiago Albernaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.