Esquerda? Direita? Vídeo te explica que conceitos não são exatamente o que você achava
14 novembro 2016 às 12h59

COMPARTILHAR
O certo seria analisar separadamente as opiniões em relação à economia e ao social. Veja a justificativa e descubra qual seu verdadeiro posicionamento
Ninguém sabe o que é esquerda e direita. É essa a premissa de um vídeo que vem ganhando espaço nas redes sociais nos últimos dias. De acordo com ele, desde as eleições de 2014, é possível ver que muitas pessoas escolhem um dos dois lados e discutem com os outros, embora não saibam exatamente o que esquerda ou direita significam.
Numa retomada histórica, os conceitos de esquerda e direita são apresentados. Desde os séculos XVIII e XIX, quando houve um movimento que queria a derrubada dos reis (esquerda) e outro que preferia a monarquia (direita). De lá pra cá, surgiram várias vertentes mais à esquerda ou mais à direita, o que tornaram confusas as denominações.
Assim, o certo seria construir não uma só linha que defina o posicionamento das pessoas, mas duas: uma em que seja analisada a liberdade econômica (que vai da esquerda à direita) e outra que analise a liberdade social (do autoritarismo ao liberalismo).
Desta forma, é criado um gráfico e cada pessoa pode estar em um ponto diferente. Então mesmo que dois cidadãos discordem sobre a interferência do governo na economia, eles podem concordar em assuntos de questão social.
Confira, abaixo, a explicação do vídeo:
O teste citado no vídeo para ver a posição política no gráfico pode ser conferido neste link. Confira qual seu posicionamento.